Blog

Por que é tão difícil para as pessoas lembrarem de senhas?

Com a era digital em andamento, quase 4.000 aplicativos são adicionados à Google Play Store todos os dias e mais de um milhão de aplicativos são adicionados a cada ano. A Apple App Store tem quase 2 milhões de aplicativos disponíveis para download e adiciona novos aplicativos o tempo todo. O usuário médio de smartphone baixa ou abre 10 aplicativos por dia e 30 aplicativos por mês, o que significa que eles são forçados a criar e gerenciar senhas para uma infinidade de contas pessoais. E isso não é tudo – também é impossível escapar da armadilha de senhas múltiplas nos locais de trabalho.

As empresas têm migrado constantemente para um ecossistema baseado em nuvem. Os aplicativos ajudam as empresas a ganhar e economizar dinheiro, e geralmente são feitos sob medida para automatizar processos de negócios. Além disso, também ajudam a converter processos manuais, como pesquisas, inventários, listas de verificação, tickets, ordens de serviço e inspeções. Esses aplicativos de negócios permitem o processamento de informações sem atrito.

Uma empresa de porte médio usa até 110 aplicativos, em média, a cada ano. Embora existam vários métodos de autenticação sem senha que podem ser empregados, as senhas ainda são a maneira mais comum de acessar um aplicativo. Isso, por sua vez, aumenta o número de senhas que uma pessoa comum deve lembrar e gerenciar diariamente, tanto no trabalho quanto em casa. Como resultado, eles tendem a criar senhas mais fracas, o que abre as empresas para possíveis ameaças cibernéticas baseadas em senhas.

Um estudo sobre senhas

Um requisito primário das senhas é que elas sejam únicas e, ao mesmo tempo, complexas e fortes. Mas, de acordo com pesquisadores da Rutgers, Universidade Estadual de Nova Jersey, as pessoas acham difícil lembrar as senhas de todas as suas contas. A pesquisa identificou uma relação entre as senhas e a frequência de seu uso – quanto menos uma senha era usada, maior a chance de ser esquecida.

A pesquisa também descobriu que os usuários criaram maneiras de contornar a inerente falta de memorização de suas senhas. Entre eles, estava o uso de senhas mais simples, mas exclusivas, e o uso repetido de uma única senha forte em vários sites. Ambas as soluções criaram situações em que a segurança poderia ser comprometida com relativa facilidade.

 

Os perigos de definir senhas fracas

O uso de senhas mais simples aumenta sua suscetibilidade a ataques de força bruta, enquanto a repetição de senhas facilita seu vazamento por meio de engenharia social ou métodos semelhantes. Um desses vazamentos aconteceu quando Barbara Corcoran, da famosa Shark Tank, perdeu cerca de $ 400.000 USD quando um cibercriminoso fingiu ser seu assistente e falsificou um e-mail sobre um pagamento relacionado a investimentos reais.

 

Leia também:

Outro método frequentemente usado por usuários de aplicativos e sites é escrever suas senhas em notas adesivas e colá-las ao lado de seus computadores ou em torno de suas mesas. Isso as deixa vulneráveis a ataques de “surfe no ombro” quando o indivíduo espia informações confidenciais da vítima por cima do ombro, literalmente.

Uma maneira fácil de evitar e resolver esses problemas, de acordo com especialistas em segurança, é o uso de um gerenciador de senhas.

 

A solução: gerenciadores de senhas

Os gerenciadores de senhas eliminam a necessidade de lembrar várias senhas, gerenciando as suas com segurança em um local protegido. Com um gerenciador de senhas, você pode salvar as senhas de todas as suas contas, gerar outras senhas fortes para contas novas ou existentes e acessar senhas em diferentes dispositivos de diferentes lugares.

Tudo o que você precisa fazer é lembrar de uma única senha mestra. Essa senha mestra desbloqueia o cofre de senhas que protege todas as demais. Os gerenciadores de senhas também ajudam você a compartilhar senhas com segurança com seus amigos, familiares e colegas de trabalho.

 

Os gerenciadores de senhas são seguros?

As pessoas que usam gerenciadores de senhas não precisam se lembrar delas porque os gerenciadores lembram e criptografam todas com segurança. É por isso que os especialistas em segurança cibernética acreditam que os gerenciadores de senhas não são apenas seguros, mas também essenciais.

Os melhores gerenciadores de senhas empregam arquitetura de conhecimento zero para garantir que apenas os dados criptografados do usuário se armazenem nos servidores. Isso garante que ninguém nunca acesse as senhas salvas (nem mesmo os funcionários que trabalham para o gerenciamento de senhas), exceto pelo usuário que possui a chave de descriptografia (senha mestra) do cofre de senhas.

Mesmo que um gerenciador de senhas sofra um ataque, o invasor não poderá visualizar ou acessar as senhas em texto sem formatação, a menos que tenha a senha mestra de sua conta. Os melhores serviços de gerenciamento de senhas também oferecem autenticação multifatorial e outras restrições de nível empresarial com base nas necessidades do usuário e da empresa.

O Zoho Vault é um gerenciador de senhas online que ajuda indivíduos e equipes a gerenciar todas as suas senhas e outras informações confidenciais. Isso tudo com a mais alta eficiência.

Faz parte do conjunto de aplicativos da Zoho, no qual milhões de clientes em todo o mundo confiam. Se estiver interessado em saber mais sobre como você ou sua organização podem se beneficiar do uso de um gerenciador de senhas, entre em contato com nossos especialistas do Zoho Vault para obter mais informações sobre o produto e uma demonstração.

Para consultoria especializada Zoho, consulte um Zoho Expert da ItGoal, ligue ou envie WhatsApp para +55 (11) 93937 1547 

Fonte: Zoho.

DSBPor que é tão difícil para as pessoas lembrarem de senhas?

Posts Relacionados

ChatGPT lista Zoho

Do caos à clareza: ChatGPT lista melhores ferramentas para gestão de escritório

Você está tendo problemas para acompanhar as demandas aceleradas das operações comerciais modernas? Ou, ainda, está sobrecarregado com uma enxurrada de papelada, lutando para gerenciar recursos, acompanhar o desempenho e colaborar de forma eficaz? Se a resposta for sim, você não está sozinho. À medida que as empresas continuam a se expandir e evoluir, lidar

Outbound marketing | ItGoal

Análise de Outbound marketing: impulsionando o impacto e o ROI

Para demanda e geração de leads, os líderes empresariais ainda preferem a aquisição paga porque esses canais têm um impacto imediato no público. Assim, ao contrário do inbound marketing, que leva mais tempo para obter resultados, muitas empresas preferem o outbound marketing como estratégia para atingir seu público mais rapidamente. Neste blog, elucidamos os detalhes

Zoho Cliq x Zoho One | ItGoal

Você está a um Cliq da solução perfeita – Zoho One

Independentemente do tamanho da sua empresa, executar o desenvolvimento de produtos e implantar iniciativas de transformação digital requer ferramentas de colaboração. Afinal, as ferramentas de colaboração ajudam a conectar as pessoas umas com as outras e os dados necessários para executar as operações.