Blog

Como criar senhas fortes? O guia completo!

Os dados são uma vantagem competitiva, pois se tornam oportunidades de crescimento para qualquer empresa. Portanto, protegê-los com senhas fortes é um elemento fundamental para a experiência do cliente.

Comprometer a segurança de suas contas tem um forte impacto. Se isso acontecer com um indivíduo, você poderá perder suas informações bancárias e dados pessoais. No caso das empresas, arriscariam as informações de seus funcionários, renda e clientes.

Por esse motivo, protegê-los com uma senha forte deve ser sua prioridade. Dessa forma, hoje vamos ensinar como criar senhas seguras com 3 macetes.

 

Por que a segurança do computador é uma necessidade?

Na América Latina, os ataques cibernéticos aumentaram 24% nos primeiros 8 meses de 2021, segundo a Kaspersky. O trabalho remoto é uma das principais causas disso, já que muitas empresas não migraram para essa modalidade com as medidas de segurança necessárias.

Os ataques cibernéticos geralmente são direcionados às micro, pequenas e médias empresas (MPMEs). Isso ocorre porque as MPMEs geralmente não possuem a infraestrutura de segurança e/ou as medidas necessárias para proteger suas informações.

Conhecer os métodos de roubo de informações e as formas de evitá-lo, como criar senhas fortes, pode não ser tão óbvio se você não se envolver com segurança do computador. A boa notícia é: você pode facilmente aprender e aplicá-lo hoje.

 

Como minhas senhas podem ser roubadas?

Primeiramente, existem quatro métodos principais para roubo de senha:

  • Ataques de força bruta;
  • Phishing;
  • Spyware;
  • Vazamentos e uso de senhas comuns.

Ataques de força bruta

Quando você ouve a palavra hacker, a primeira coisa que provavelmente vem à sua mente é a imagem de uma série de televisão, na qual uma pessoa roda um programa e ela retorna a senha ou simplesmente obtém acesso a uma conta.

Embora este método exista, não é tão simples quanto parece e não é um dos mais utilizados. Na verdade, muitas vezes somos nós que revelamos nossas senhas aos hackers sem saber.

Phishing e spyware

O famoso phishing é uma das opções preferidas dos hackers. Uma plataforma de aparência legítima, como um site ou e-mail, é usada para induzi-lo a clicar em um link de login falso e roubar seus dados, ou levá-lo a baixar spywares que registram suas senhas.

Imagine que você receba um e-mail que parece vir do Facebook, solicitando que você faça login, quando na verdade é uma página falsa projetada para se parecer com o Facebook. Assim, ao inserir seus dados, você está, na verdade, enviando-os para um hacker.

Vazamentos e uso de senhas comuns

Outra forma muito utilizada é tentar senhas diferentes, usando um programa de computador, em contas de usuários aleatórios. As listas de senhas filtradas geralmente são usadas, pois muitos usuários usam a mesma senha para todos os sites.

Ter senhas fortes será uma das primeiras linhas de defesa para evitar ser vítima desse tipo de ataque. Logo, se suas senhas forem fortes, você reduzirá as chances de perder suas informações. Abaixo recomendamos três macetes.

 

3 dicas para criar uma senha segura

1. Faça sua senha longa

Quanto mais caracteres sua senha tiver, mais segura ela será. Uma senha curta tem uma grande chance de ser quebrada em poucos minutos.

É recomendável que você use pelo menos 12 caracteres. Além disso, uma ferramenta que pode ajudá-lo é security.org. Esta solução ajudará você a saber quanto tempo levaria para um programa quebrar sua senha.

Leia também:

 

2. Evite informações pessoais

Suas informações pessoais devem estar fora de suas opções ao criar sua senha.

Seja um apelido, seu aniversário ou o nome da escola que você frequentou, usar essas informações facilitará a quebra de sua senha.

Em suma, se são informações que as pessoas conhecem ou são públicas nas redes sociais, é melhor não usá-las.

3. Torne sua senha única

Se você já criou uma senha com mais de 12 caracteres e não contém nenhuma informação pessoal ou pública, parabéns! É hora de repetir o processo para todas as suas contas.

Sim, isso pode ser tedioso, mas vale a pena proteger suas informações pessoais e comerciais.

Além disso, cada plataforma deve ter uma senha diferente das demais. Dessa forma, mesmo que alguém roube uma de suas senhas, eles não poderão invadir suas outras contas, o que diminui o impacto do ataque.

 

Como criar uma senha forte? Guia de 4 passos

Agora que você conhece esses macetes, é hora de criar sua senha. A Mozilla recomenda quatro etapas curtas para conseguir isso:

1: Selecione uma frase

Vamos pegar um ditado mexicano: “Cuesta más caro el caldo que las albóndigas”. Podemos escolher a primeira letra de cada palavra e ficaríamos com: cmcelqla.

É importante mencionar que você não deve escolher frases que pessoas próximas a você possam adivinhar sem muita dificuldade.

2: Adicione caracteres especiais

Caracteres especiais são símbolos como # ou !. Você pode adicioná-los ao início ou ao final da sua senha. Você pode até adicionar mais de um.

Seguindo nosso exemplo, usaremos o ponto de interrogação e o “&”. Ficaria assim: &cmcecqla?

3: Alternar entre maiúsculas e minúsculas

Escreva algumas letras em maiúsculas e outras em minúsculas. Em nosso exemplo, o “C” será maiúsculo. Ficaria assim: &CmCeCqla?.

4: Adicionar números

Por exemplo, vamos converter ‘e’ para 3 e ‘a’ para 4, pois são semelhantes a ‘E’ e ‘A’ maiúsculo: &CmC3Cql4?.

Os resultados falam por si. Essa senha simples levaria 52 anos para ser decifrada! E se você se lembrar da frase, poderá se lembrar dela.

Senha segura ItGoal

Resultado de senha elaborada | ItGoal

Agora que você criou sua senha, é necessário protegê-la.

Como proteger minhas senhas?

1. Mantenha suas chaves escondidas

Se suas senhas estiverem escritas em papel ou algum documento físico, você deve mantê-las fora do alcance de qualquer pessoa. Seu esforço para ter criado uma senha longa, com símbolos especiais e únicos para cada plataforma, será em vão se você deixar suas senhas em locais como sua mesa ou um post-it no computador.

Para proteção adicional e para não se preocupar em esquecer todas as suas senhas, recomendamos o uso de um gerenciador de senhas.

2. Use um gerenciador de senhas

Imagine um armário de arquivo com várias gavetas onde você pode organizar todas as suas senhas por categorias e com uma chave mestra para acessar. É assim que funciona um aplicativo gerenciador de senhas.

Zoho Vault é um gerenciador de senhas gratuito, que ajuda você a armazenar todas as suas senhas com segurança, sem ter que memorizá-las, e pode gerar senhas fortes para você em um clique. Portanto, é uma das melhores opções para proteger seus dados.

Nosso aplicativo Zoho Vault gravará suas chaves de acesso automaticamente quando você inserir cada uma de suas ferramentas. Você também pode integrar o Zoho Vault com aplicativos de terceiros para facilitar seu dia de trabalho e manter o controle de acesso, que precisa ser compartilhado com vários membros de sua equipe, sem comprometer sua segurança.

Pronto para criar senhas fortes

Esperamos que este guia tenha ajudado você a proteger melhor suas senhas e gerar senhas mais fortes.

Para consultoria especializada Zoho Vault, consulte um Zoho Expert da ItGoal, ligue ou envie WhatsApp para +55 (11) 93937 1547 

Fonte: Zoho.

DSBComo criar senhas fortes? O guia completo!

Posts Relacionados

ChatGPT lista Zoho

Do caos à clareza: ChatGPT lista melhores ferramentas para gestão de escritório

Você está tendo problemas para acompanhar as demandas aceleradas das operações comerciais modernas? Ou, ainda, está sobrecarregado com uma enxurrada de papelada, lutando para gerenciar recursos, acompanhar o desempenho e colaborar de forma eficaz? Se a resposta for sim, você não está sozinho. À medida que as empresas continuam a se expandir e evoluir, lidar

Outbound marketing | ItGoal

Análise de Outbound marketing: impulsionando o impacto e o ROI

Para demanda e geração de leads, os líderes empresariais ainda preferem a aquisição paga porque esses canais têm um impacto imediato no público. Assim, ao contrário do inbound marketing, que leva mais tempo para obter resultados, muitas empresas preferem o outbound marketing como estratégia para atingir seu público mais rapidamente. Neste blog, elucidamos os detalhes

Zoho Cliq x Zoho One | ItGoal

Você está a um Cliq da solução perfeita – Zoho One

Independentemente do tamanho da sua empresa, executar o desenvolvimento de produtos e implantar iniciativas de transformação digital requer ferramentas de colaboração. Afinal, as ferramentas de colaboração ajudam a conectar as pessoas umas com as outras e os dados necessários para executar as operações.