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O que é engajamento da marca?

Em 2011, a Coca-Cola lançou uma campanha na Austrália, “Share a Coke”. Ele substituiu o logotipo da Coca-Cola de um lado da garrafa pelo nome de uma pessoa. Os 150 nomes mais populares foram escolhidos e impressos em milhões de garrafas. A campanha foi bem recebida e lançada em mais de 80 países.

O resultado?¹ Na Austrália, houve um aumento de 7% no consumo entre os adolescentes, com duas em cada cinco pessoas no país comprando um pacote “Share a Coke”. 76.000 latas virtuais de Coca-Cola foram compartilhadas e o tráfego no Facebook aumentou 870%. Após uma década de declínio no consumo de Coca-Cola nos EUA, a receita aumentou 2,5%.

Parece familiar? Essa campanha também foi reproduzida no Brasil a partir de 2013, mas vamos seguir com o case australiano.

Aumentar as vendas foi o objetivo principal da campanha? Não, o objetivo principal era fazer as pessoas amarem a marca. Uma vez que eles conseguiram isso, todo o resto foi apenas um efeito dominó.

Isso é que é engajamento de marca!

Se isso não responder à pergunta “O que é engajamento da marca?”, deixe-me simplificar ainda mais. O engajamento da marca é mais do que apenas tornar sua marca conhecida pelo seu público-alvo. Trata-se de criar uma conexão emocional que beneficiará a marca a longo prazo. Essa conexão ajudará as marcas a se envolverem continuamente com seu público-alvo e a fidelizar o cliente ao longo do tempo.

Por que o engajamento da marca é importante?

O engajamento da marca pode mudar a forma como as pessoas percebem uma marca e preencher a lacuna entre ela e seus clientes. Empresas como Coca-Cola e Nike converteram clientes antigos em fiéis por meio de atividades de engajamento de marca prontas para uso.

Muitas vezes, o engajamento da marca é se dirige apenas ao público externo, ou seja, pessoas de fora da organização. Sem dúvida, o engajamento da marca desempenha um papel crucial para ajudar as marcas a alcançar um público mais amplo, mas o engajamento interno da marca tem seus próprios benefícios. Ele alinha todos os stakeholders de uma empresa para trabalharem juntos para alcançar um objetivo comum.

O envolvimento do cliente e o envolvimento da marca são a mesma coisa?

As pessoas costumam usar o envolvimento do cliente e o envolvimento da marca de forma intercambiável, mas diferem em termos de propósito e implementação. Como falamos anteriormente, o engajamento da marca é criar uma conexão emocional entre o cliente e sua marca, enquanto o engajamento do cliente é fazer com que seus clientes ou prospects tomem uma determinada ação.

O engajamento da marca é considerado uma estratégia de atração, pois visa atrair os consumidores para a marca. O impacto do engajamento da marca pode ou não ser instantâneo, mas é definitivamente duradouro.

Por outro lado, o engajamento do cliente é uma estratégia de push que leva o produto ao cliente. Uma estratégia de engajamento do cliente se direciona a um público mais restrito que já conhece a marca ou o produto que a empresa está oferecendo.

Assim, pode se medir o impacto de uma campanha de engajamento do cliente quase instantaneamente. Afinal, se levam os clientes/prospects a tomar ações imediatas, como fazer uma compra, atualizar o produto existente, etc.

 

Leia também:

O que é mais importante: engajamento do cliente ou engajamento da marca?

Não se trata de escolher; em vez disso, trata-se de priorizar. As empresas precisam encontrar o equilíbrio certo entre os dois. Eles são como pão com manteiga – eles funcionam melhor quando implementados juntos. Muitas vezes as empresas cometem o erro de priorizar a atividade errada na hora errada, o que levará ao desperdício de tempo e dinheiro.

Por mais importante que seja o envolvimento da marca, é igualmente importante criar uma estratégia eficaz de envolvimento do cliente.

Em nosso mundo digital, é importante usar a tecnologia para levar seu produto aos consumidores e equilibrá-lo com estratégias de atração eficazes para deixar uma impressão duradoura de sua marca, o que, a longo prazo, pode mudar o comportamento de compra do consumidor.

Para entender melhor o que você deve priorizar e, mais importante, quando, confira a figura abaixo.

Como agora você tem uma ideia melhor sobre o engajamento da marca, temos certeza de que você poderá fazer sua marca se destacar da multidão. Especialmente, se você estiver contando com um pacote de ferramentas que une tecnologia e otimização de processos para sua empresa.

Para consultoria especializada Zoho, consulte um Zoho Expert da ItGoal, ligue ou envie WhatsApp para +55 (11) 93937 1547 

Fonte: Zoho.

DSBO que é engajamento da marca?

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