Aproximadamente cinco anos atrás, nos propusemos a tornar o software de nível empresarial acessível a empresas de todos os tamanhos. Por quê? Porque sentimos que o cenário de software de negócios estava ficando muito cheio, os preços muito inflacionados e juntar software de vários fornecedores era como resolver um quebra-cabeça difícil. Então, lançamos o Zoho One como um pacote completo que inclui mais de 35 aplicativos em nuvem por um preço inacreditável.
A partir daí, continuamos expandindo o conjunto de aplicativos – investindo em pesquisa e desenvolvimento profundo, adicionando mais aplicativos e criando integrações mais estreitas – graças ao feedback constante de nossos primeiros clientes e parceiros. Então veio a pandemia que desequilibrou totalmente os negócios, impulsionando a necessidade de transformação digital mais do que nunca.
Hoje, o Zoho One atende a mais de 48.000 empresas. Nos faz brilhar de alegria quando as empresas expressam como superam continuamente as adversidades e permanecem resilientes, aproveitando os amplos recursos do pacote Zoho One.
Sendo assim, queremos aproveitar o finalzinho do mês de seu 5º aniversário para passear pela sua memória. Assim, rastreando os principais marcos e destaques do caminho do Zoho One para ser o sistema operacional para negócios.
Zoho One ZO17 a ZO22: construindo o sistema operacional para negócios
ZO17: lançamento do Zoho One como um pacote de negócios abrangente
Em 2017, “Inteligência Artificial”, “Business Intelligence” e “transformação digital” eram ‘expertises’ reservadas para empresas maiores. Por isso, nos propusemos a lançar um conjunto de software para nivelar o campo de jogo para empresas de todos os tamanhos.
Lançamos o Zoho One como um pacote de software composto por mais de 35 aplicativos de negócios e um painel de administração centralizado, a um preço difícil de acreditar que chegou a US$ 1/dia para cada usuário. De vendas, marketing, suporte, RH e finanças a produtividade, colaboração, e-mail e análise, o pacote incluía aplicativos para administrar uma empresa inteira com integrações pré-criadas entre aplicativos.
Assim, o Zoho One teve uma boa adoção em seu primeiro ano, com a adesão de mais de 12.000 empresas. Esses primeiros clientes empresariais expressaram uma redução substancial nos custos operacionais e alívio das dores de manter aplicativos de vários fornecedores – o “espaguete de integração”, como o chamávamos.
ZO18: Camada de serviços de IA e BI aprimorada, mais aplicativos
Em 2018, grandes atualizações foram lançadas no Zoho One para manter nosso compromisso de oferecer valor incomparável. Os serviços de IA e BI foram aprimorados em todo o conjunto de aplicativos, fornecendo às empresas insights contextuais ao combinar dados espalhados por silos.
Dessa forma, adicionamos mais cinco aplicativos ao pacote desde o lançamento e a orientação especializada do Zoho Concierge. Assim, a mudança para o Zoho One ajudou as empresas a substituir quase 650 softwares de um único fornecedor.
E, enfim, como cereja no topo do bolo: lançamos o aplicativo móvel Zoho One para realizar o trabalho em qualquer lugar.
ZO19: 3 novos serviços, mais aplicativos, ferramentas de desenvolvedor aprimoradas
Em 2019, o Zoho One levou o conceito de ser uma solução de negócios completa para o próximo nível. Foi um ano de mudanças transformadoras e ampla adoção digital, abrindo caminho para mais acessibilidade às ferramentas SaaS no mercado para todos os negócios. Além disso, as atualizações de última geração do Zoho One fortaleceram a experiência unificada do usuário. Fomos unificados em todos os níveis: experiência, aplicativos, serviços, armazenamento e infraestrutura.
O Marketing Automation, uma solução de marketing simplificada que automatizou todos os processos de marketing, integrou o pacote para eliminar esforços manuais demorados para converter leads em clientes em potencial. O Zoho One também forneceu soluções de nível de serviço, como YubiKey e PhoneBridge, que podem ser integradas a 50 aplicativos. Uma lista com curadoria de todos os aplicativos Zoho Creator no Marketplace e extensões de terceiros também foi apresentada para maximizar a experiência do Zoho One.
ZO20: painel de administração aprimorado, aplicativos de trabalho remoto
Em 2020, o ataque do Covid-19 desequilibrou o mundo e muitas empresas. As empresas que costumavam ficar em cima do muro sobre a digitalização estavam à procura de manter a continuidade dos negócios online, na nuvem.
Com os aplicativos de trabalho remoto já no arsenal do Zoho One, as empresas puderam se adaptar rapidamente ao trabalho remoto. Uma ferramenta simplificada, mas abrangente, que rastreava a produtividade, gerenciava os funcionários com sensatez e fornecia ferramentas de videoconferência se tornou indispensável durante o bloqueio.
O Zoho One atendeu prontamente a essas necessidades com painéis de administração funcionais que regulavam os níveis de acesso com base em funções e políticas de integridade de dados atualizadas, ao mesmo tempo em que fornecia uma única plataforma unificada adequada ao trabalho remoto.
Leia também:
Com a ideia de capacitar empresas de todos os tamanhos a se adaptarem ao trabalho híbrido/remoto, as atualizações de recursos foram enviadas mensalmente.
Zoho Bigin, um CRM leve para pequenas empresas; Zoho Bookings, um aplicativo de agendamento de reuniões; e Folha de Pagamento (em regiões selecionadas) se tornaram parte do pacote. Inserimos Recursos avançados de gerenciamento de dados e acesso no painel de administração para permitir que os administradores mantenham medidas de segurança avançadas. O Zoho One tornou a adaptação ao trabalho remoto ágil.
ZO21: Lançamento da interface de usuário unificada
Em 2021, a necessidade de as empresas digitalizarem suas operações comerciais se tornou uma prioridade. Foi preciso desenvolver capacidade de extrair insights de dados, identificar gargalos, prever riscos e otimizar continuamente os processos de negócios para sustentar em tempos turbulentos.
Usar software de vários fornecedores e investir tempo para fazer esses aplicativos funcionarem em uníssono provou ser complexo. Era o momento perfeito para lançar a maior atualização do Zoho One, com o codinome ZO21.
O ZO21 ostentava uma interface de usuário unificada totalmente nova com uma barra de navegação fácil, módulo de painel poderoso e um console de administração completamente centralizado como atualizações de destaque. Ele também incluiu mais cinco aplicativos – DataPrep, Learn, Lens, TeamInbox e Commerce, juntamente com gerenciamento de dispositivos móveis – sem aumentar os preços, algo incomum no espaço de software empresarial.
Assim, o ZO21 foi um grande salto para fornecer a experiência de plataforma de software mais unificada para todos os tamanhos de empresas.
Zoho One como o futuro dos locais de trabalho
Preparar-se para tempos imprevisíveis é a única tendência previsível na administração de um negócio. Isso exige monitoramento contínuo da experiência do cliente, sentimentos e acompanhamento das operações comerciais de ponta a ponta. Os proprietários de empresas precisam se concentrar nas metas de negócios e armar suas equipes com as ferramentas certas para funcionar como uma unidade e não gastar seu valioso tempo gerenciando várias ferramentas de software. Acreditamos que suítes e plataformas de software abrangentes ajudarão as empresas a navegar no futuro em constante mudança.
Em 2022, estamos comprometidos em construir a plataforma de software mais unificada para empresas. Pretendemos lançar atualizações ainda mais sofisticadas para o Zoho One. Mantenha os olhos abertos para aprimoramentos de nível de UX e muitos outros widgets interessantes.
Para frente e para cima!
Para consultoria especializada Zoho, consulte um Zoho Expert da ItGoal, ligue ou envie WhatsApp para +55 (11) 93937 1547
Fonte: Zoho.