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Gerenciando a Comunidade no Zoho Desk

Gerenciando Categorias Zoho Desk

Normalmente, as categorias são mapeadas para seus departamentos no Zoho Desk. Quando você adiciona um novo departamento, uma categoria associada a ele será criada. Você pode executar certas ações sobre as categorias disponíveis em seu Zoho Desk. Vamos examinar cada uma dessas ações abaixo:

Editando uma Categoria

A qualquer momento, você pode editar uma categoria para alterar suas características.

Para editar uma categoria no Zoho Desk:

  1. Clique no ícone Configuração (ícone de engrenagem ) na barra superior.
  2. Na página de instalação , clique em Comunidade em Canais .
  3. Na página Lista de Categorias , passe o ponteiro do mouse e clique no ícone Editar ( ícone de lápis) correspondente à categoria que você deseja editar.
  4. Na página Editar Categoria , faça o seguinte:
    • Edite o nome e uma descrição para a categoria.
    • Selecione a permissão Visibilidade para a categoria.
      Você pode escolher entre Todos os Usuários , Usuários com Logon e Moderadores .
    • Selecione os requisitos de moderação para a categoria.
      Você pode escolher entre Nenhum e Primeiro post apenas.
    • Especifique os moderadores para a categoria. Por padrão, os administradores do Zoho Desk serão os moderadores.
    • Selecione a  opção Converter automaticamente postagens do fórum em tickets , se necessário.
  5. Clique em Salvar .

 

Zoho Desk

Obs: Quando você escolhe Somente primeiro post , será necessário moderar somente a primeira postagem de um usuário na comunidade e não precisa moderar as próximas.

Você pode editar todas as categorias, exceto aquelas que estão desativadas.

Bloqueando uma Categoria

Você pode bloquear uma categoria para colocá-la no modo de espera para que seus clientes não possam postar nenhum tópico nela. No entanto, a categoria será listada e seu conteúdo poderá ser visualizado na Central de Ajuda.

Para bloquear uma categoria:

  1. Clique no ícone Configuração (ícone de engrenagem) na barra superior.
  2. Na página de  instalação, clique em  Comunidade  em  Canais .
  3. Na página Lista de categorias , passe o ponteiro do mouse e clique no ícone Bloquear (ícone de cadeado ) correspondente à categoria que deseja bloquear.
    A categoria será bloqueada instantaneamente.

Zoho Desk

Você pode clicar no  ícone para desbloquear a categoria a qualquer momento.  

Desabilitando Categoria

Se você não estiver mais usando uma categoria, poderá desativá-la para arquivar seu conteúdo. Quando você desativa uma categoria, ela não fica visível na Central de Ajuda. No entanto, os tópicos e discussões da categoria desativada podem ser acessados ​​pelos agentes de dentro da sua instância do Zoho Desk.

Você pode clicar no ícone (ícone de cadeado) para desbloquear a categoria a qualquer momento.  

Para desabilitar uma categoria:

  1. Clique no   ícone Configuração ( ícone de engrenagem ) na barra superior.
  2. Na página de  instalação  , clique em  Comunidade  em  Canais .

Na   página Lista de Categorias , passe o ponteiro do mouse e clique no botão para DESLIGAR,correspondente à categoria que deseja desativar.
A categoria será desativada instantaneamente.

Obs:

  • Quando você desativa um departamento, a categoria associada a ele também será desativada.
  • Quando um departamento é marcado como privado, a categoria associada a ele será ocultada na Central de Ajuda.
  • Você não pode excluir as categorias que foram adicionadas ao seu Zoho Desk.
  • Você não pode criar novas categorias (autônomo) independente dos departamentos.
  • Uma categoria criada para um departamento não pode ser mapeada com um departamento diferente.

Gerenciando Fóruns

Os fóruns são subcategorias de uma categoria. Criar um fórum separado ajuda seus clientes a acessar rapidamente as informações de que precisam, além de mantê-los focados em um problema ou tópico específico. Você pode criar qualquer número de fóruns para manter uma comunidade ativa.

 

Para criar um fórum:

  1. Clique no   ícone Configuração (ícone de engrenagem) na barra superior.
  2. Na página de  instalação  , clique em  Comunidade  em  Canais .
  3. Na   página Lista de Categorias , selecione uma categoria para visualizar seus detalhes.
  4. Na página Detalhes da Categoria , clique em Adicionar Fórum e dê a ele um  Nome .
  5. Clique em Salvar .

Zoho Desk

Renomeando Fórum

Você pode editar um fórum para renomeá-lo.

Para renomear um fórum:

  1. Na   página Lista de Categorias , selecione uma categoria para visualizar seus detalhes.
  2. Na  página Detalhes da  Categoria , passe o ponteiro do mouse e clique no   ícone Editar (ícone de lápis  ) correspondente ao fórum que você deseja renomear.
  3. Execute suas edições e clique em Salvar.

Bloqueando um Fórum

Você pode bloquear um fórum para colocá-lo no modo de espera para que seus clientes não possam postar nenhum tópico nele. No entanto, o fórum será listado em sua categoria e seu conteúdo poderá ser visualizado na Central de Ajuda. Você pode bloquear todos os fóruns em uma categoria.

Para bloquear um fórum:

  1. Na   página Lista de Categorias, selecione uma categoria para visualizar seus detalhes.
  2. Na  página Detalhes da  categoria , passe o ponteiro do mouse e clique no  ícone Bloquear ( ícone de cadeado) correspondente ao fórum que você deseja bloquear.
    O fórum será bloqueado instantaneamente.

Você pode clicar no   ícone ( ícone de cadeado) para desbloquear  o fórum a qualquer momento.

Desabilitando o Fórum

Se você não estiver mais usando um fórum, poderá desabilitá-lo para arquivar seu conteúdo. Quando você desativa um fórum, ele não fica visível na Central de Ajuda. No entanto, os tópicos e discussões do fórum desativado podem ser acessados ​​pelos agentes de dentro da sua instância do Zoho Desk.

Para desativar um fórum:

  1. Na   página Lista de Categorias , selecione uma categoria para visualizar seus detalhes.
  2. Na  página Detalhes da  categoria , passe o ponteiro do mouse e clique no botão para  DESLIGAR, correspondente ao fórum que você deseja desativar.
  3. O fórum será desativado instantaneamente.

Você pode clicar no interruptor para  ON  para ativar um fórum.

 

Excluindo um Fórum

Você pode excluir um fórum que não tenha nenhuma postagem abaixo dele.

Para excluir um fórum:

  1. Na   página Lista de Categorias , selecione uma categoria para visualizar seus detalhes.
  2. Na  página Detalhes da  Categoria , passe o ponteiro do mouse e clique no   ícone Excluir (ícone de lixeira ) correspondente ao fórum que você deseja excluir.
    O fórum será apagado instantaneamente.

Obs: Você não pode excluir fóruns que tenham postagens abaixo dela.

Manipulando Posts Não Categorizados

Postagens não categorizadas são tópicos que são postados diretamente em uma categoria antes de um fórum ser criado abaixo dela. Quando você cria o primeiro fórum em uma categoria, as postagens não categorizadas, se existirem, serão automaticamente movidas para baixo do fórum. A partir daí, seus clientes só podem enviar postagens no fórum e não na categoria.

Preferências da Comunidade Desk

Você pode personalizar certos aspectos da comunidade, como os tipos de tópicos a serem disponibilizados para seus clientes e o conteúdo a ser exibido na página de destino. Você pode permitir que seus clientes escolham o tipo de tópico para que você possa organizar melhor as discussões e respondê-las. A Comunidade no Zoho Desk fornece os seguintes tipos de tópicos:

  • Pergunta [padrão]
  • Anúncio
  • Idéia
  • Problema

Para definir suas preferências da Comunidade Desk:

  1. Clique no   ícone Configuração (ícone de engrenagem ) na barra superior.
  2. Na página de  instalação  , clique em  Comunidade  em  Canais .
  3. Na   página Lista de categorias , clique em Preferências no painel esquerdo.
  4. Na  página Preferências , faça o seguinte:
  5. Clique no botão para ativar  ou desativar,  correspondente aos tipos de tópicos.
  6. Em Página de destino , escolha entre Todas as categorias ou Tópicos recentes .

As alterações serão salvas instantaneamente.

Obs:

  • Quando você desativa um tipo de tópico, as discussões abaixo dele podem ser alteradas para um tipo de tópico ativo ou podem ser excluídas da comunidade.
  • Você pode clicar em Definir como padrão para definir um tipo de tópico como o tipo de tópico padrão ao enviar uma postagem. Você só pode definir Pergunta, Ideia ou Problema como o tipo de tópico padrão

 

Para consultoria especializada em Zoho Desk consulte um Zoho Expert da ItGoal, ligue ou envie WhatsApp para +55 (11) 93937 1547 

Danilo Segateli BolsoniGerenciando a Comunidade no Zoho Desk

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