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Por que a felicidade dos seus colaboradores importa?

Segunda-feira de manhã as pessoas vão para o trabalho. Em meio a tanta correria do dia a dia, você já parou para saber se seus funcionários estão felizes na empresa? Vamos falar sobre o por que a felicidade dos seus colaboradores importa.

Além do superficial

Se você é gestor ou trabalha no RH, deve ter se perguntado: “meus colaboradores estão felizes?”. Logo, você pode até pensar que sim pelas vantagens da sua empresa, como horários flexíveis e salários.

Parecem pontos suficientes, mas podem não ser. A felicidade dos funcionários nem sempre depende de vantagens. Assim, depende da cultura organizacional, equilíbrio entre vida profissional e familiar e muito mais. Então, novamente, por que a felicidade dos funcionários é tão importante? Porque seus colaboradores são a maior vantagem da sua organização. O quociente de felicidade deles é diretamente proporcional ao desempenho da empresa.

Reconhecer e apreciar

Muitos sentem que não são apreciados o suficiente ou reconhecidos por seus esforços. Então, embora um esquema de remuneração variável possa ser uma boa recompensa (bônus ou participação de lucros), nem sempre é o melhor e, certamente, não é o único sinal de agradecimento que seus funcionários procuram. Um tapinha nas costas, uma nota de “ótimo trabalho” e um “obrigado” podem ajudar bastante. É importante reconhecer as realizações de seus e lembrá-los de seu valor para sua equipe.

Dê clareza sobre as metas

De acordo com uma pesquisa realizada pela Forbes, 70% dos funcionários desconhecem os objetivos e a cultura de sua empresa. Assim, essa ambiguidade pode levar a uma incompatibilidade de expectativas. Então, dê aos seus colaboradores uma clareza desde o primeiro dia com uma integração relevante. Isso definirá a expectativa certa da visão da organização e dos objetivos da equipe, garantindo que eles se alinhem aos objetivos do funcionário.

Dar feedback

Embora uma avaliação anual possa ser um bom indicador de desempenho, não é a melhor ou a única opção. No ambiente de trabalho competitivo de hoje, os funcionários estão ansiosos para saber sobre seu desempenho. Então, as reuniões de revisão em intervalos regulares fornecerão a eles feedbacks valiosos sobre sua trajetória atual e as áreas a serem aprimoradas. Mas e o feedback negativo?

Se você precisar dar um feedback negativo, precisará abordar a situação delicadamente e não desmotivar o funcionário. Assim, uma maneira de fazer isso é iniciar a revisão com um elogio honesto e avaliar a raiz do problema. Logo, o feedback regular cria uma janela para os gerentes avaliarem o potencial de um funcionário. Desta forma, também estabelece um relacionamento saudável entre gestor e colaborador, reduzindo espaço para surpresas ou decepções.

Faça com que se sintam importantes

Todo mundo quer ser incluído. Seja uma discussão sobre o cardápio do restaurante ou sugestões para expandir os negócios, seus funcionários desejarão fazer parte dele. Então, eles se sentirão mais valorizados quando você os incluir em discussões sobre desenvolvimentos na organização, eventos e atualizações da equipe. Assim, se abordadas, elas podem ter sugestões perspicazes para problemas e você pode até obter uma solução para o problema! Então, tudo isso dará uma sensação de união e fará com que se sintam importantes.

Quebrar a rotina

Embora a definição de metas sejam primordiais, às vezes você precisará relaxar um pouco. Então, deixe as metas e os relatórios ficarem em segundo plano enquanto você celebra seus marcos com eventos sociais ou culturais. Assim, fará com que os funcionários deem uma pausa em suas rotinas para interagirem entre si.

Seja flexível

A flexibilidade não precisa se aplicar apenas ao seu horário de trabalho. Também pode se aplicar ao seu processo. Capacite seus funcionários a pensar fora da caixa e deixe-os inovar. Assim, eles poderão ter mais facilidade em experimentar suas próprias ideias.

Temos discutido diferentes maneiras de proporcionar uma maior felicidade dos seus colaboradores. Muitas delas estão intimamente relacionadas e são bastante simples de implementar. Assim, você poderá observar uma diferença visível em apenas algumas semanas. Ou seja, mais sorrisos, risadas e novos rostos na manhã de segunda-feira!

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Danilo Segateli BolsoniPor que a felicidade dos seus colaboradores importa?

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