É um equívoco comum pensar que as ferramentas de comunicação interna não são necessárias em todas as fases do ciclo de desenvolvimento de software.
Mas a verdade é que um ambiente de trabalho onde a boa comunicação seja valorizada durante todo o ciclo de desenvolvimento é essencial para a produção de software de alta qualidade.
Por que a comunicação é crucial para o processo de desenvolvimento de software?
Existem várias razões, na verdade. Por exemplo, a comunicação torna as equipes mais produtivas, melhora a transparência entre os departamentos, economiza tempo, minimiza as chances de erros ou mal-entendidos e cria um ambiente de trabalho melhor.
Embora muitas empresas usem SDLC (ciclo de vida de desenvolvimento de software), metodologias ágeis e várias estratégias para criar um software popular, elas nem sempre conseguem simplificar o processo de desenvolvimento para quem trabalha nele.
Um estudo da The Economist Intelligence Unit descobriu que a má comunicação no trabalho é diretamente responsável por 52% do aumento do estresse dos funcionários, 44% dos atrasos ou falhas do projeto e 33% da diminuição do moral dos funcionários.
Nessas circunstâncias, o processo de desenvolvimento de software geralmente é interrompido, comprometendo a produtividade, a eficiência e o desempenho da equipe.
À medida que a complexidade do desenvolvimento de software aumenta, aumenta também a necessidade de uma ferramenta que facilite a comunicação e ofereça recursos para ajudar no gerenciamento de software. É aqui que entra o Zoho Cliq.
O Cliq é mais do que apenas uma plataforma para comunicação e colaboração em equipe. Além disso, ele ajuda você a criar imagens, escrever código e compartilhar seu trabalho com seus colegas.
Assim, com ele você cria bots para receber lembretes e notificações sobre reuniões, cria atualizações e feedback do cliente. Ademais, para verificar o código de teste, você pode integrar extensões ao Cliq.
Dessa forma, vamos mostrar como o Cliq e seus recursos podem ajudá-lo em cada etapa do ciclo de desenvolvimento de software:
1. Planejamento no Cliq
Para um processo de desenvolvimento de software tranquilo, você precisa de um plano claro.
Por isso, no Cliq, você pode criar um ScrumBot e integrar a extensão Scrum for Zoho Cliq.
Ela pode ser usada para criar e delegar tarefas a diferentes equipes, realizar reuniões stand-up em canais e avançar no trabalho gerenciando todo o seu fluxo de trabalho diretamente na ferramenta.
Use a integração do Zoho Projects com o Cliq para criar tarefas e atribuí-las aos membros da equipe, dependendo da prioridade.
Você também pode usar os canais da organização para se comunicar com outras equipes e os canais da equipe para se comunicar internamente com os membros para definir seus objetivos e planos para alcançá-los.
2. Projeto
Depois que sua equipe de gerenciamento de produtos solidificar suas estratégias, eles precisarão colaborar com os designers. Muitas vezes, os designers acham difícil explicar ou compartilhar ideias por meio de palavras.
Usando o recurso Whiteboard do Cliq, você pode produzir desenhos para representar ideias e compartilhá-los com sua equipe para feedback. Os quadros brancos também podem ser usados durante as reuniões do Cliq para brainstorming.
Uma das melhores características do quadro branco é sua capacidade de reconhecer formas automaticamente. Quando esse recurso está ativado, seus desenhos não precisam ser precisos. Whiteboard irá aperfeiçoá-los para você.
Leia também:
- Use a integração entre Zoho Cliq e Zoho CRM para aumentar suas vendas
- Você está a um Cliq da solução perfeita
- Grupos e Canais no Zoho Cliq
Você também pode fazer upload de imagens e arquivos para compartilhar com seus colegas de equipe para revisão. Use Canais Externos para se comunicar e colaborar com usuários externos de diferentes organizações. Essa é uma ótima maneira de se conectar com os clientes para atualizações e aprovação de design.
3. Codificação no Cliq
Uma vez que um projeto é implementado, ele é enviado para a equipe de desenvolvimento. Para desenvolvimento colaborativo, os Code Snippets do Cliq são uma ótima maneira de compartilhar código com outros desenvolvedores e coletar sugestões.
Você também pode compartilhar sua tela para interagir com colegas e discutir problemas e erros específicos.
4. Teste
Cada módulo de software deve ser validado para garantir a precisão e exatidão do produto. Afinal, problemas de software que não passam por correção antes da implantação podem afetar negativamente seus negócios ou seu relacionamento com seus clientes.
Sendo assim, você pode usar a integração do Zoho Projects com o Cliq para encontrar e corrigir bugs durante a fase de teste. Integre extensões como Stack Overflow, GitLab e GitHub para encontrar soluções de código e gerencie e colabore no código na janela de bate-papo.
5. Implantação/Construção
Seu processo de desenvolvimento e teste está completo e seu software está pronto para lançamento. Esta fase é quando seus consumidores ou clientes começam a usar seu software.
Assim, sempre que há uma implantação ou compilação, você pode acompanhar as atualizações do código de implantação com notificações postadas no canal Cliq apropriado usando bots.
6. Suporte através do Cliq
Os agentes de suporte são a cara do seu software, porque eles se comunicam diretamente com o cliente.
Eles são uma parte essencial do ciclo de desenvolvimento de software, pois influenciam os clientes sobre seu software e os convencem a comprar de você. Todos os dias, eles recebem feedback, lidam com reclamações e problemas e constroem um vínculo com os clientes.
Para acompanhar o feedback do cliente, sua equipe de suporte pode permitir que se postem notificações de bot diretamente nos canais de sua equipe sempre que se registrar o feedback. Você também pode ficar por dentro dos tickets gerados no Zoho Desk com a ajuda do DeskBot no Zoho Cliq.
Se você usa outros aplicativos de terceiros, como Zendesk ou Page Duty, para gerenciar seu suporte ao cliente, pode integrá-los usando as extensões disponíveis no Zoho Marketplace.
O Zoho Cliq pode ajudar sua empresa em todas as etapas do processo de desenvolvimento de software, capacitando você a produzir software de alta qualidade. Inscreva-se no Cliq e desfrute de um processo de desenvolvimento sem estresse!
Fonte: Zoho.
Para consultoria especializada Zoho, consulte um Zoho Expert da ItGoal, ligue ou envie WhatsApp para +55 (11) 93937 1547