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3 pontos para analisar antes de investir em CRM

Toda empresa que busca tornar a experiência do cliente diferenciada, sabe que é importante ter um CRM que traga facilidade, agilidade e otimize o tempo. Então, como saber qual a tecnologia ideal para você? Aqui, trazemos 3 pontos para analisar antes de investir em CRM e compreender como esta plataforma pode ajudá-lo.

1 – Você tem os recursos certos?

De certa forma, o seu sistema CRM é apenas um banco de dados. Mas é um banco de dados que será acessado pela maioria, senão todos, de seus funcionários e ajudará a melhorar significativamente a produtividade, as vendas e os lucros. Como qualquer ativo, exigirá um investimento e, como qualquer investimento, exigirá recursos, tempo e dinheiro.

Você terá que investir num software. Mas o custo das licenças de uso será apenas uma pequena parte do seu investimento total. Para iniciar o seu sistema do zero, funcionando sem problemas você precisará de pessoas dedicadas ou contratar uma consultoria.

Conforme sua empresa for crescendo, você precisará implantar o que chamamos de “Melhorias Continuadas” no sistema. Você definitivamente vai precisar de pessoas ou recursos financeiros para isso e você precisa ter certeza que eles estão disponíveis.

2 – Existe uma maneira clara de avaliar seu retorno sobre o investimento?

Como eu sei se investir R$ 1 mil ou R$ 1 milhão em um CRM é um bom investimento? Ou seria melhor contratar um funcionário extra ou aumentar o estoque?

Para justificar se você precisa de um sistema CRM e se ele está ou não gerando um retorno satisfatório do investimento, você precisa de uma maneira clara de avaliar seu ROI (Retorno sobre o Investimento).

Não é tão difícil quanto você imagina. Você está no negócio para lucrar, então um sistema de CRM – como qualquer investimento – deve estar ajudando você a gerar mais lucro. Na verdade, existem apenas duas maneiras de gerar mais lucro: aumentar suas vendas e/ou diminuir suas despesas.

Pense em vendas. Quantas oportunidades você perdeu nos últimos dois anos porque não seguiu uma tarefa? Quantos dinheiro você está perdendo porque seus funcionários não estão fazendo as perguntas certas sobre seus clientes atuais? Quantos clientes você perdeu porque não manteve um relacionamento próximo?

Agora pense em despesas. Um sistema de CRM ajudará você a melhorar a produtividade? Atender chamadas mais rapidamente? Responda a problemas mais rapidamente? Consiga mais coisas com menos pessoas? Você pode quantificar isso?

Então, antes de começar a usar esse sistema, crie essas métricas de lucratividade e depois meça isso durante e depois da implementação. Se você não conseguir fazer isso, convém reconsiderar o seu investimento – porque é assim que você vai se convencer de que seu investimento vale a pena.

Se você precisar de uma demonstração personalizada ou tiver alguma dúvida técnica, entre em contato com a ItGoal.

3 – Você está decidido?

3 – Você está decidido?

Um sistema de CRM pode ser um tremendo benefício para sua empresa. Embora seja apenas um banco de dados, ele retém informações da pessoa mais importante para o seu negócio: o cliente. No entanto, para que seja útil e produtivo, os dados precisam ser precisos e completos. Se os dados não forem bons, seu sistema será um desperdício.

Então, como ter certeza de que você tem um bom banco de dados? As pessoas precisam ser treinadas. Os controles internos sobre os dados precisam ser estabelecidos. Regras e processos específicos precisam ser criados – e então aplicados. Então, todos precisarão modificar o que estão fazendo, jogar fora as planilhas, inserir informações depois de chamadas e compromissos, e realmente investir tempo nesse sistema. Tudo isso exige esforço e requer mudanças. As pessoas geralmente não gostam de mudanças, especialmente quando não conseguem ver o panorama geral e como estas mudanças pode ajudá-las.

Então, esse é o seu trabalho. Uma vez que você tenha decidido seguir esse caminho, você – como líder – deve ser firme e positivo. Você não cederá quando reclamarem ou quiserem voltar ao modo antigo de fazer as coisas. Você vai ouvir as pessoas e fazer ajustes e garantir que os problemas sejam corrigidos. Assim, você se comprometerá a tornar seu sistema um sucesso.

Conclusão

A realidade de hoje é que existem muitos sistemas de CRM que, se implementados da maneira certa, contribuem muito para a lucratividade e o valor de uma empresa. Mas não existe o sistema perfeito. Portanto, o seu trabalho é escolher o que você acha que será melhor para sua empresa e, em seguida, certificar-se – fornecendo os recursos certos. Assim, tendo métricas claras para avaliar seu retorno sobre o investimento e, em seguida, preparando-se para fazer o trabalho a longo prazo.

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DSB3 pontos para analisar antes de investir em CRM

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