Blog

Como manter o foco no trabalho

Como manter o foco no trabalho, já que trabalhar muito não significa necessariamente sermos produtivos? Não é possível evitar todas as distrações, mas podemos otimizar muito nosso tempo seguindo algumas dicas valiosas e com o uso de uma software adequado.

Mas primeiro, o que é Mindfulness?

Mindfulness é estar presente no momento. É estar consciente do que está acontecendo ao seu redor e prestar atenção aos detalhes. É uma habilidade que gera aprendizado e nos afasta das distrações, ajudando-nos a focar no que é importante.

Abaixo, algumas práticas simples que ajudarão você a buscar esta concentração e praticá-la em seu ambiente de trabalho.

Planeje seu dia, semana ou mês

Planejar e criar uma lista do que precisa ser feito durante o dia ajuda a controlar seu tempo e prioridades e é a maneira mais eficaz para organizar tudo que precisa ser entregue até o fim do dia. Não apenas do dia, mas planejar a semana ou o mês dará uma perspectiva de como você pode gerenciar suas tarefas.

Mantenha foco em meio ao caos

Estamos cercados por muitas ideias, e-mails, tarefas e aplicações que melhoram nossa produtividade e ajudam manter o foco no trabalho. Mas até mesmo esses Apps podem causar distrações.

Determinar por que você está trabalhando em algo ajuda muito. Faça perguntas simples como “por que esta tarefa é importante?”, ou “quais são minhas prioridades?”. Assim, é possível saber por onde devemos começar.

Estabeleça objetivos e afaste-se das distrações até que a tarefa seja concluída. Podem ser diversas coisas, desde não verificar seu telefone, silenciar notificações ou até mesmo colocar um sinal “não perturbe” em sua área de trabalho.

Faça uma coisa de cada vez

Embora a multitarefa seja importante na tecnologia, ela pode ser prejudicial para manter o foco. Fazer diferentes projetos e tarefas ao mesmo tempo nos levará a pensar que estamos produzindo mais, mas ao refletirmos sobre nossa semana de trabalho, percebemos que não é muito eficaz.

É crucial construir os níveis de prioridades para maior concentração. A melhor maneira é abordar uma tarefa de cada vez com atenção total e não seguir com outros pontos até que a tarefa seja concluída.

Tenha intervalos programados

Às vezes, notamos que ficamos muito tempo dispersos. A resposta para isso pode ser a falta de intervalos periódicos, algo essencial que muitas vezes evitamos pela falsa sensação de procrastinação. São dez minutos de descanso que podem ajudar a terminar uma tarefa complexa. Muitas pessoas seguem o processo oposto, trabalhando direto por horas. Mas um fluxo de trabalho ininterrupto prejudica nossa energia mental e física, o que pode levá-lo ao estresse.

Um ponto importante: as pessoas passam do foco e energia à fadiga fisiológica a cada 90 minutos. Seu corpo automaticamente começa a enviar sinais quando você está sobrecarregado.

A melhor solução é trabalhar entre 60 a 90 minutos. Após este tempo, deve fazer intervalos de 15 a 20 minutos. Aproveite para caminhar, meditar ou tirar uma soneca. Isso fará bem à sua mente.

Diminua a velocidade para acelerar

A maioria de nós fica preso em um ciclo vicioso tentando fazer muitas coisas ao mesmo tempo, gerando ansiedade, custando tempo e esforço. Separe seus itens de trabalho com base na prioridade e complexidade. Então pense no que você gostaria de alcançar e no tempo necessário para isso acontecer. Pense nas demandas, e depois de ter uma visão clara, acelere a execução. E comece!

Somos especialistas em softwares que podem ajudar muito você manter o foco no trabalho, consulte um Zoho Expert da ItGoal, ligue ou envie WhatsApp para +55 (11) 93937 1547 

Danilo Segateli BolsoniComo manter o foco no trabalho

Posts Relacionados

Sua Startup mais eficiente com Zoho

Torne sua Startup mais eficiente com softwares

Ser empreendedor e dono de uma Startup é um caminho difícil, mas pode ser muito gratificante. Independentemente de sua empresa ser apenas você, ou algumas pessoas, encontrar os recursos certos para ajudá-lo a evoluir para o próximo nível pode não ser fácil.

Webnars com Zoho One

Conquiste mais clientes criando Webinars com o Zoho One

Você pode chamar de como quiser: webinar, seminário online, live ou evento virtual, mas o objetivo será o mesmo: Conquistar mais clientes. Então, como você pode criar seu webinar perfeito e evitar que ele se perca no mar de conteúdo da Internet, ao mesmo tempo em que concentra todos os seus esforços para gerar mais