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Desafios de comunicação interna e como lidar com eles nas empresas

O sucesso de qualquer organização depende em grande parte de quão bem seus funcionários trabalham juntos. Mesmo que uma empresa esteja trabalhando em uma ideia de bilhões de dólares, ela ainda pode falir se seus funcionários não se comunicarem adequadamente. Assim, uma comunicação interna forte leva a um moral mais alto e garante que todos os membros da organização estejam na mesma página.

 

Métodos de comunicação interna

A forma como as pessoas dentro de uma organização se comunicam umas com as outras evoluiu ao longo da história. Os colegas deixaram de confiar somente na comunicação boca a boca e por papéis, para também considerar trocas online e digitais. Os dados digitais são mais fáceis de gerenciar e a maioria das empresas de hoje depende deles para uma comunicação interna rápida e confiável.

 

A ascensão do software de comunicação interna

À medida que mais organizações colhiam os benefícios da comunicação digital, elas também encontravam problemas correspondentes. Quando eles compartilharam informações confidenciais da empresa por meio de serviços de comunicação não seguros, eles se viram vulneráveis ​​a ataques cibernéticos. Além disso, eles também não tinham muitas opções quando se tratava de recursos úteis de comunicação empresarial. Isso abriu caminho para um software de comunicação interna dedicado, com melhor segurança e foco em tornar a comunicação empresarial mais eficiente.

Com a maioria dos funcionários trabalhando em casa durante a pandemia, a necessidade de um software de comunicação interna disparou. Muitas empresas não tiveram escolha a não ser usar um software de comunicação interna dedicado para administrar sua organização remotamente. As organizações continuam a usar este software, pois oferece flexibilidade e suporta o modelo de trabalho híbrido.

 

Desafios da comunicação interna

As organizações enfrentam desafios de comunicação comuns e muitos deles podem ser resolvidos com o software de comunicação interna correto. Aqui estão alguns exemplos:

Escolha de software: empresas menores com um baixo número de funcionários geralmente contam com aplicativos de bate-papo do consumidor, como o WhatsApp, para sua comunicação interna. Embora isso possa fazer o trabalho em um nível básico, esses aplicativos não fornecem ferramentas de comunicação avançadas que podem ser benéficas no gerenciamento da empresa. Eles também não fornecem segurança adicional na proteção de informações confidenciais da empresa contra acesso externo.

Geolocalização: o maior desafio que a maioria das empresas enfrentou nos últimos dois anos é garantir que os funcionários possam interagir e trabalhar juntos remotamente.

Falta de comunicação interdepartamental: grandes organizações têm vários departamentos e, na maioria dos casos, esses departamentos funcionam em suas próprias bolhas. Essa falta de interação cria um limite entre diferentes equipes e faz com que os funcionários não saibam sobre outros colegas da mesma organização.

 

Leia também:

Interpretação errada: a maior parte da comunicação interna acontece por meio de bate-papo online porque é simples e eficiente em termos de tempo. Mas esse tipo de comunicação é notório por ser facilmente mal interpretado. Isso ocorre principalmente porque o destinatário assume o tom da mensagem, seja ela pretendida ou não pelo remetente.

Barreira do idioma: a maioria das organizações agora emprega pessoas de todo o mundo, e as barreiras do idioma podem representar um problema. Em alguns casos, a comunicação entre os membros é quase impossível sem um tradutor.

Orçamento: organizações menores geralmente não têm orçamento para pagar por ferramentas caras de comunicação interna.

Falta de engajamento: o trabalho remoto significa que a maioria dos funcionários não interage uns com os outros tanto quanto fariam trabalhando juntos sob o mesmo teto. Isso deteriora as relações interpessoais no escritório, o que pode afetar a produtividade geral.

 

A solução

A maioria dos desafios mencionados acima são facilmente resolvidos por muitas ferramentas de comunicação interna disponíveis no mercado hoje. Mas nem todas as ferramentas abordam todos os desafios de uma só vez. Felizmente, nós do Zoho Cliq trabalhamos muito para criar uma plataforma que resolva os problemas mais comuns de comunicação interna de uma vez.

Veja por que o Zoho Cliq se destaca entre os demais:

  • É um software de comunicação interna dedicado que fornece segurança de dados de alto nível e ferramentas de gerenciamento de organização;
  • Os usuários podem criar ferramentas personalizadas usando os componentes da plataforma Cliq, sem configurar seu próprio servidor;
  • Seu recurso de trabalho remoto permite que funcionários remotos façam login para trabalhar com o clique de um botão;
  • O assistente integrado de IA, Zia, reconhece automaticamente o texto em outros idiomas e o traduz;
  • É fácil encontrar membros da organização usando o botão de pesquisa na parte superior da tela inicial do Cliq;
  • O Cliq oferece suporte a anexos, quadros brancos, emojis e GIFs para ajudar os usuários a se comunicarem com precisão e eficiência;
  • A relação preço/desempenho é inigualável quando comparada com os principais concorrentes. Existem também vários planos de preços que cabem no orçamento de equipes de todos os tamanhos;
  • Ele oferece uma extensão de jogo por meio do Zoho Marketplace, para que as equipes possam se conhecer em jogos divertidos.

Se você está procurando uma excelente ferramenta de comunicação interna, experimente o Zoho Cliq!

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Fonte: Zoho.

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