Blog

O que é um Painel de KPI? Exemplos, modelos e benefícios

Decisões eficazes podem ser tomadas usando insights de dados. Mas quais são todas as diferentes fontes de dados às quais você se refere quando deseja tomar decisões para o seu negócio? Quanto mais fontes de dados você tiver, mais tempo consumirá e menos eficientes serão as decisões.

Como alguém que está em posição de tomar decisões importantes, você precisa acompanhar o desempenho da sua organização. Mas também entendemos como é difícil rastrear várias métricas-chave para uma organização, pois essas métricas geralmente estão espalhadas por diferentes fontes de dados.

É aí que os painéis de KPI entram em ação.

 

O que são KPIs e por que eles são importantes?

Os KPIs, sigla para Key Performance Indicators (Indicadores-chave de performance em português), são valores mensuráveis ​​que indicam o progresso em direção aos seus objetivos.

Um KPI pode ser medido em termos de qualidade e quantidade. Por exemplo, os valores de vendas e pedidos da sua organização são KPIs quantitativos, e as avaliações de produtos e as taxas de satisfação do cliente podem ser KPIs qualitativos.

Assim, com eles, você pode descobrir se sua empresa está progredindo conforme o esperado, prever problemas com antecedência e tomar as decisões certas no momento certo.

 

O que é um painel de KPI?

Os painéis de KPI são uma coleção desses indicadores-chave de desempenho em um só lugar, oferecendo uma visão panorâmica do desempenho do seu negócio.

Com um painel de KPI, você pode comparar e analisar todos os seus KPIs em um só lugar, identificar onde você está em seus objetivos e tomar decisões para atingir esses objetivos.

Principais exemplos de painéis de KPI

Um painel de KPI varia de acordo com o tipo de negócio e o setor, com base nas métricas que eles desejam acompanhar. Não existe um modelo de painel de KPI de tamanho único – cada empresa tem seu próprio conjunto de requisitos, e o painel precisa ser construído de uma maneira que os ajude a acompanhar seu progresso com facilidade.

Aqui estão alguns exemplos populares de painéis de KPI para diferentes setores:

 

  • Painel de KPI executivo

Um painel de KPI executivo é acessado principalmente pela equipe de gerenciamento ou liderança. Eles precisam rastrear os KPIs críticos da empresa sem gastar muito tempo e agir com base nas tendências.

Aqui está um exemplo de painel de KPI para o CEO de uma empresa de software ou SaaS. Combinamos dados do Zoho CRM, Zoho Books e Zoho Desk para este painel de KPI. No entanto, você não está limitado apenas aos aplicativos Zoho – você pode optar por combinar dados de qualquer uma de suas fontes de dados preferidas.

  • Painel de KPI de mídia social

Os gerentes e agências de mídia social podem usar painéis de KPI de mídia social, permitindo que eles acompanhem todas as suas principais métricas em um só lugar. Além disso, você também pode compartilhar facilmente esse painel com seus gerentes e clientes.

Aqui está um exemplo de painel de KPI do Instagram:

Quais são os benefícios de um painel de KPI?

As empresas que rastreiam os KPIs obtêm muitos benefícios. Com um painel de KPI bem projetado, visualmente atraente e relevante, você pode:

  • Acessar todas as métricas em um só lugar: como você viu nos exemplos do painel acima, você obtém todos os seus KPIs relevantes em uma única visualização. Você não precisa mais fazer malabarismos entre diferentes fontes de dados.
  • Obter insights de dados em tempo real: os dados nos painéis de KPI são atualizados em tempo real, para que você obtenha insights instantaneamente. Além disso, você pode definir alertas de dados para KPIs críticos e receber notificações sobre alterações, a qualquer momento, de qualquer lugar.
  • Descobrir tendências e inconformidades: identificar tendências pode ajudar as empresas com novas ideias e oportunidades. Graças à visualização de dados, agora você pode descobrir padrões em dados, identificar tendências de KPIs e remover discrepâncias facilmente.
  • Prever problemas com antecedência: as empresas que empregam software de análise de dados estão prevendo seu crescimento e desempenho com a ajuda da inteligência artificial. Ao prever, você pode identificar problemas que podem surgir no futuro.
  • Tomar melhores decisões: com insights e previsões coletados de dados de negócios, você pode tomar decisões oportunas, elaborar ou revisitar estratégias e melhorar o desempenho dos negócios.

 

Como criar um painel de KPI

Para criar um painel de KPI avançado, você precisará usar um aplicativo de BI moderno como o Zoho Analytics.

Veja como criar um painel de KPI usando o Zoho Analytics:

  1. Inscreva-se no Zoho Analytics;
  2. Importe dados de sua fonte de dados preferida. Um conjunto de relatórios e dashboards será gerado automaticamente;
  3. Clique no botão +Criar no canto superior esquerdo e selecione Painel;
  4. Arraste e solte os KPIs necessários no painel esquerdo;
  5. Clique no botão Widget para adicionar um widget personalizado. Você pode adicionar quantos widgets precisar;
  6. Adicione um título ao painel e salve-o.

 

Leia também:

Práticas recomendadas para criar painéis de KPI

Pode levar algum tempo para pegar o jeito dos painéis de KPI. Por isso, reunimos algumas dicas para facilitar seu processo de aprendizado e ajudá-lo a começar:

  • Mantenha-o simples e selecione KPIs com base apenas em seus objetivos: o objetivo principal de criar um painel de KPI é acessar todas as informações relevantes em um só lugar, e o design do painel não deve atrapalhar isso. Tente tornar o painel o mais simples possível e escolha apenas os KPIs críticos.
  • Garanta que seus dados sejam limpos e precisos: não importa o quão bonito seja seu painel, não adianta se seus dados não forem precisos e você não puder extrair insights deles. É por isso que você precisa preparar seus dados e limpá-los, para garantir que sejam precisos.
  • Escolha visualizações apropriadas: ao criar relatórios e widgets de KPI, selecione o melhor gráfico ou tipo de widget para visualizar seus dados. Você também pode consultar nosso guia do seletor de gráficos para saber como escolher as visualizações apropriadas para seus relatórios.
  • Use a narrativa de dados: com seu painel de KPI, tente contar uma história com insights de dados e guie o público. Divida a análise de dados complexos em uma narrativa simples para que todos possam entender exatamente o que está acontecendo.
  • Evite widgets que não agregam valor: as soluções de BI oferecem uma variedade de widgets que resolvem diferentes casos de uso. Só porque você tem várias opções de widget não significa que você precisa usar todas elas. Mantenha apenas os widgets que agregam valor à sua análise de dados.

 

Erros comuns a evitar

Os painéis de KPI são poderosos e oferecem insights significativos de dados para tomar melhores decisões. Portanto, quando projetados de forma errada, esses painéis podem desperdiçar seu valioso tempo e deixar você sem os direcionamentos certos para agir.

Abaixo estão alguns dos erros que você precisa evitar ao criar painéis de KPI:

  • Selecionando KPIs incorretos: se você não tiver certeza do que medir em relação às suas metas de negócios, acabará com KPIs incorretos em seu painel. Portanto, é importante entender primeiro o desempenho e os objetivos da organização, antes de escolher os KPIs.
  • Desordenar seu painel com muitos KPIs: Ao projetar um painel de KPI, você pode sentir vontade de incluir todas as métricas disponíveis. Isso pode levar não apenas a um painel confuso com muitos KPIs, mas também a ignorar os KPIs cruciais.
  • Escolher tipos de visualização incorretos: A escolha de um tipo incorreto de visualização para um relatório pode levar à má interpretação dos dados e perda de insights críticos. Por exemplo, selecionar um gráfico de pizza quando você deve escolher um gráfico geográfico só trará mais confusão.
  • Organizando os KPIs em uma ordem lógica: os KPIs em um painel precisam ser organizados em uma ordem lógica para contar uma história. Uma história de dados torna mais fácil para todos na organização entender o desempenho e os problemas do negócio.
  • Não colaborar com a equipe: em vez de projetar o painel por conta própria, é melhor discuti-lo com sua equipe e obter a opinião deles. Incluir sua equipe na fase de planejamento ajudará você a identificar os problemas que você perdeu.

 

Crie painéis de KPI e muito mais com o Zoho Analytics

Agora que você aprendeu o que fazer e o que não fazer, é hora de criar seu próprio painel de KPI. Para criar um painel eficaz, você pode usar uma solução moderna de BI e análise, como o Zoho Analytics. Com o Zoho Analytics, você pode importar e combinar dados de mais de 250 fontes, experimentar várias visualizações de dados, acessar relatórios e painéis gerados automaticamente, obter insights precisos e muito mais.

Para consultoria especializada Zoho, consulte um Zoho Expert da ItGoal, ligue ou envie WhatsApp para +55 (11) 93937 1547 

Fonte: Zoho.

DSBO que é um Painel de KPI? Exemplos, modelos e benefícios

Posts Relacionados

ChatGPT lista Zoho

Do caos à clareza: ChatGPT lista melhores ferramentas para gestão de escritório

Você está tendo problemas para acompanhar as demandas aceleradas das operações comerciais modernas? Ou, ainda, está sobrecarregado com uma enxurrada de papelada, lutando para gerenciar recursos, acompanhar o desempenho e colaborar de forma eficaz? Se a resposta for sim, você não está sozinho. À medida que as empresas continuam a se expandir e evoluir, lidar

Outbound marketing | ItGoal

Análise de Outbound marketing: impulsionando o impacto e o ROI

Para demanda e geração de leads, os líderes empresariais ainda preferem a aquisição paga porque esses canais têm um impacto imediato no público. Assim, ao contrário do inbound marketing, que leva mais tempo para obter resultados, muitas empresas preferem o outbound marketing como estratégia para atingir seu público mais rapidamente. Neste blog, elucidamos os detalhes

Zoho Cliq x Zoho One | ItGoal

Você está a um Cliq da solução perfeita – Zoho One

Independentemente do tamanho da sua empresa, executar o desenvolvimento de produtos e implantar iniciativas de transformação digital requer ferramentas de colaboração. Afinal, as ferramentas de colaboração ajudam a conectar as pessoas umas com as outras e os dados necessários para executar as operações.