Blog

5 dicas para se proteger contra spam de e-mail

Anteriormente, falamos sobre o que era spam e quais os seus tipos. Então, hoje, com a história de Caio, vamos te ensinar dicas para se proteger desses riscos.

Caio é viciado em compras. Sempre que Caio recebe um e-mail com um código de desconto ou uma oferta, ele clica nos links para aproveitar a oferta sem pensar duas vezes. Ele não hesita em deixar seu endereço de e-mail nas caixas de comentários de sua marca favorita ou na página de mídia social de um influenciador, na esperança de ganhar um concurso de brindes. Ele explora alegremente e-mails de remetentes desconhecidos. Depois que um dos códigos de oferta que ele esperava acabou na pasta de spam de sua caixa de correio, ele desativou todos os filtros de spam em suas configurações de e-mail para não perder nenhuma venda futura.

Certa vez, Caio recebeu um e-mail com um cupom para seu telefone favorito anexado como um arquivo PDF. Apesar dos avisos de seu provedor de serviços de e-mail de que o anexo poderia ser malicioso, ele baixou o cupom. E esse cupom acabou sendo um vírus de macro. O vírus desativou seu computador, roubou todas as informações que ele tinha, incluindo dados financeiros confidenciais. Agora, Caio precisa lidar com a perda de informações, segurança e privacidade, além do seu dispositivo desativado.

Caio é apenas um entre muitos afetados por ataques de spoof e phishing de spam, mas há muitas coisas que você pode fazer de maneira diferente para evitar que se torne uma vítima como ele. Neste blog, vamos ver algumas dicas para ajudar a evitar spam por e-mail.

 

1) Nunca forneça seu endereço de e-mail em um fórum público

Não importa o quão tentadora seja uma oferta, é melhor evitar fornecer seu endereço de e-mail em qualquer fórum público. Você pode pensar que compartilhá-lo na página ou no perfil de uma marca confiável é seguro, mas muitos spammers usam rastreadores para escanear páginas aleatórias e extrair endereços de e-mail para seu banco de dados.

Devido a isso, você provavelmente receberá e-mails de spam e seu endereço de e-mail pode até servir como uma fachada para futuros ataques de falsificação de spammers a outras pessoas. Portanto, é melhor compartilhar seu endereço de e-mail com o máximo cuidado.

 

2) Não interaja com e-mails de spam

Na maioria das vezes, os spammers obtêm endereços de e-mail gerando-os aleatoriamente; um método de força bruta. Eles não têm como saber a validade de um endereço de e-mail, a menos que o destinatário interaja com o e-mail (o que inclui responder a um e-mail, baixar arquivos ou imagens incorporados e clicar nos links anexados).

Uma técnica enganosa comum usada por spammers para induzir o destinatário a interagir é fornecer um link “Cancelar inscrição”. Embora os profissionais de marketing autênticos usem essa opção apropriadamente, os spammers a usam como uma ferramenta para confirmar a capacidade de entrega do seu endereço de e-mail.

Isso resulta em você se “inscrevendo” no banco de dados do spammer em vez de cancelar a inscrição. Assim, é mais seguro deixar um e-mail de spam sozinho e não interagir com ele, exceto ao marcá-lo como spam. Da próxima vez que sair de férias, responda automaticamente apenas aos seus contatos.

 

Leia também:

3) Saiba como funciona o e-mail

Entender como o e-mail funciona e conhecer recursos comuns, como remetente de visualização, remetente de envelope, SPF, DKIM e DMARC, cria conhecimento para você estar alerta. Ao verificar o cabeçalho de qualquer e-mail recebido, você pode rastrear sua trilha e identificar se um e-mail é falsificado ou autêntico.

 

4) Evite usar Wi-Fi público

Embora as redes Wi-Fi públicas/gratuitas pareçam uma ótima maneira de acessar a Internet, elas também podem ser uma isca. Afinal, uma das ameaças mais comuns nessas redes é um ataque Man-in-the-Middle (MitM), que é uma forma de espionagem.

Usando isso, um spammer pode extrair seu endereço de e-mail, lista de contatos e outras informações confidenciais, deixando seus dados comprometidos. Para evitar isso, é melhor usar apenas internet móvel e conexões Wi-Fi confiáveis.

5) Denuncie

É sempre bom relatar qualquer e-mail de spam recebido ao seu provedor de serviços de e-mail (ESP). Relatar spam ou marcar um e-mail como spam ajuda seu ESP a rastrear o endereço IP do spammer e bloquear qualquer outro e-mail dele. Isso impedirá que e-mails ilegítimos cheguem à sua caixa de entrada.

Seguir essas dicas pode ajudá-lo a evitar spam e ataques cibernéticos. No entanto, é igualmente importante poder protegê-lo caso um spammer quebre seu firewall. Algumas das medidas de precaução incluem não armazenar senhas em seu disco rígido e optar por opções de armazenamento de senhas como Zoho Vault, alterar suas senhas periodicamente, não usar a mesma palavra-chave ou frases em todas as suas senhas, usar um bom programa antivírus e manter seu sistema operacional atualizado.

Embora proteger-se conscientemente contra spam seja crucial, nós do Zoho Mail também nos esforçamos para fornecer filtros de spam e técnicas preventivas padrão do setor. Por hoje, é isso! Até nosso próximo blog, mantenha-se informado e seguro.

Para consultoria especializada Zoho, consulte um Zoho Expert da ItGoal, ligue ou envie WhatsApp para +55 (11) 93937 1547 

Fonte: Zoho.

DSB5 dicas para se proteger contra spam de e-mail

Posts Relacionados