Os formulários podem ser uma ótima maneira de interagir com seus clientes, coletar feedback, fazer vendas e facilitar a comunicação contínua. Mas nem todos são eficazes para engajar seu público.
Para capturar a atenção dos visitantes do site, eles precisam ser claros, concisos e direcionados. Siga estas dicas simples para ajudar a aumentar a taxa de conversão de seus formulários.
1ª Dica: Destaque-se na multidão com seus formulários
O contexto e o posicionamento são fundamentais para atrair a atenção dos respondentes e fazê-los se envolver com suas pesquisas. Cada clique adicional que um visitante precisa fazer para acessar ou preencher seu formulário é um ponto de atrito, o que pode levar à perda de conversões.
Seu objetivo deve ser sempre tornar o processo o mais tranquilo e simples possível para o cliente. Sendo assim, essa tarefa começa antes mesmo de o formulário ser construído, quando você está decidindo onde o formulário deve ser colocado. Por exemplo, um formulário de contato enterrado em três páginas em seu site certamente obterá menos tráfego.
É curto o suficiente para caber em uma barra lateral ou em um banner de alta visibilidade na página inicial? Essas opções de posicionamento ajudarão você a aumentar o tráfego e as taxas de conversão como resultado.
2ª Dica: Crie menos barreiras para um maior envolvimento
Ao utilizar formulários, você deve equilibrar a quantidade de dados que deseja coletar com o número de visitantes que deseja converter. Cada campo de formulário adicional é outro obstáculo que seu público precisa superar antes de enviar o formulário.
Ou seja, cada campo deve ser avaliado para determinar sua necessidade. Um formulário de inscrição em um boletim informativo, por exemplo, realmente requer apenas um campo de e-mail e um botão de envio.
3ª Dica: Comece aos poucos e colete mais dados à medida que crescer
E se um punhado de campos não for suficiente para fazer o trabalho? Sendo assim, como você pode adicionar mais campos sem adicionar mais barreiras?
Comece priorizando seus dados. Qual é a quantidade mínima de informações que você precisa de uma conversão em potencial? Tente criar um formulário para coletar seu nome e endereço de e-mail e, assim, inclua opções condicionais para expandi-lo para que possam fornecer mais informações.
Lembre-se de que, se o formulário ou os campos forem muito longos, os respondentes poderão abandoná-lo completamente. Para um entrevistado, quatro campos de texto podem parecer tão assustadores quanto dois campos de texto. O mesmo se aplica a listas suspensas e perguntas de múltipla escolha. Quanto mais opções houver, maior a probabilidade de o entrevistado experimentar paralisia de decisão.
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4ª Dica: Use várias páginas para tornar os formulários longos mais digeríveis
Às vezes, você realmente precisa coletar uma grande quantidade de informações, contudo, ainda pode facilitar a experiência dos respondentes dividindo um formulário longo em várias páginas.
Logo, apresentar a um respondente um formulário longo dividido em algumas páginas pode tornar o processo mais gerenciável. Isso aumenta a probabilidade de o respondente preencher ele.
5ª Dica: Feche o negócio com a call to action certa
A melhor maneira de incentivar os respondentes a seguir um formulário é apresentar um botão de envio proeminente com uma frase de chamariz atraente. Um botão de envio com uma mensagem personalizada e relevante pode ser difícil de ignorar.
Menos atrito significa mais conversões
Como você pode ver, há muito que você pode fazer para ajustar seus formulários, reduzir o atrito e incentivar uma maior taxa de conclusão.
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Esse texto foi produzido pelo convidado Zoho, Gravity Forms, traduzido e adaptado pelo time ItGoal.