Blog

5 coisas que você pode fazer ao conectar Marketing e Vendas

Nos últimos tempos, as empresas estão usando mais automação e integrando mais sistemas para economizar tempo e fechar mais negócios. Conectar marketing e vendas dá a ambos os grupos o que eles precisam para ter sucesso:

  • As vendas obtêm leads mais qualificados e o remarketing quando eles precisam;
  • O marketing obtém melhores personas de compradores e dados de conversão para aprimorar suas campanhas;
  • Ambos os departamentos estão mais bem posicionados para atingir metas e crescer na empresa.

Sendo assim, vamos verificar o que podemos fazer quando os sistemas de marketing e vendas estiverem totalmente alinhados e integrados.

 

Dica 1: Controle campanhas automatizadas de dentro do CRM

Normalmente, o marketing possui comunicações automatizadas por e-mail com clientes em potencial, mas as vendas precisam desse mesmo poder para cuidar de situações repetitivas que enfrentam todos os dias. Assim, eles podem iniciar campanhas de gotejamento do CRM para:

  • Recuperar clientes potenciais que não respondem;
  • Acompanhamento após uma cold call inicial;
  • Lembrar os prospects sobre um compromisso futuro;
  • Lidar automaticamente com um processo de pós-venda.

Dica 2: Clientes de bandeira em massa para campanhas

Quando as plataformas de vendas e marketing não estão conectadas, os profissionais de marketing frequentemente precisam exportar listas de seu CRM, fazer um pouco de mágica do Excel para filtrá-las um pouco melhor e, em seguida, carregar a lista em seu banco de dados de marketing. Com integrações para o Zoho CRM ou unindo ele ao próprio Zoho Marketing Automation, você pode unir as funcionalidades dos sistemas para acelerar a coleta das listas e segmentação delas para realização das campanhas.

 

Dica 3: Obtenha melhores dados de vendas próximos ao marketing

Marketing, atualmente, é arte e ciência em partes iguais. O lado científico funciona muito bem se o marketing souber exatamente se os leads que está gerando são bons ou não. Com as visualizações personalizadas do Zoho CRM, os profissionais de marketing podem relatar e entender quais tipos de leads fecham com uma taxa e um valor mais altos. Esta informação é crucial para desenvolver uma estratégia de marketing prática que funcione.

 

Leia também:

Dica 4: Registre as comunicações de marketing no seu CRM

Em uma empresa com uma máquina de marketing & vendas bem lubrificada, os clientes em potencial podem estar recebendo comunicações de ambos setores. Ao registrar as comunicações de marketing no seu CRM, os vendedores podem ver facilmente se o lead recebeu o boletim informativo mensal ou quando uma pesquisa foi enviada. Essa melhor visibilidade é super útil para as vendas, que podem até começar a fornecer comentários ao marketing sobre como os clientes estão recebendo as comunicações.

Dessa forma, ambos podem se alinhar conforme a demanda para criação de conteúdos mais assertivos.

Dica 5: Filtre e processe os clientes em potencial antes de entregá-los às vendas

Alguns sinais de prospecção não são fortes o suficiente para entregá-los às vendas. Talvez tenham baixado um whitepaper, participado de um concurso ou um webinar. No entanto, simplesmente não forneceram um sinal suficiente para chamá-los de Marketing Qualified Lead (MQL).

Em vez de apenas colocar qualquer coisa que pareça um sinal no radar de vendas, é melhor nessas situações que o marketing use campanhas automáticas de nutrição para obter mais interesse do cliente em potencial. Uma vez que os prospects são nutridos com sucesso, eles podem ser enviados diretamente para as vendas.

Alcançar um alinhamento eficaz de vendas e marketing é um processo contínuo, mesmo para empresas bem estabelecidas. Uma boa estratégia é determinar seus objetivos e começar a implementar as etapas necessárias para chegar lá. Acompanhe e meça seus resultados e verifique continuamente se você está realmente medindo as métricas corretas.

Um bom indicador seria se suas equipes de vendas e marketing estão vendo valor nos resultados. Ajuste conforme necessário e, em seguida, implemente mais automação e relatórios conforme necessário. O alinhamento de vendas e marketing pode parecer uma tarefa assustadora, mas com a plataforma certa e um plano sólido, os resultados do seu sucesso valem a pena.

Para consultoria especializada Zoho, consulte um Zoho Expert da ItGoal, ligue ou envie WhatsApp para +55 (11) 93937 1547 

Esse texto foi produzido pelo convidado Zoho, ActiveDEMAND, traduzido e adaptado pelo time ItGoal.

DSB5 coisas que você pode fazer ao conectar Marketing e Vendas

Posts Relacionados

ChatGPT lista Zoho

Do caos à clareza: ChatGPT lista melhores ferramentas para gestão de escritório

Você está tendo problemas para acompanhar as demandas aceleradas das operações comerciais modernas? Ou, ainda, está sobrecarregado com uma enxurrada de papelada, lutando para gerenciar recursos, acompanhar o desempenho e colaborar de forma eficaz? Se a resposta for sim, você não está sozinho. À medida que as empresas continuam a se expandir e evoluir, lidar

Análise de Outbound marketing: impulsionando o impacto e o ROI

Para demanda e geração de leads, os líderes empresariais ainda preferem a aquisição paga porque esses canais têm um impacto imediato no público. Assim, ao contrário do inbound marketing, que leva mais tempo para obter resultados, muitas empresas preferem o outbound marketing como estratégia para atingir seu público mais rapidamente. Neste blog, elucidamos os detalhes

Zoho Cliq x Zoho One | ItGoal

Você está a um Cliq da solução perfeita – Zoho One

Independentemente do tamanho da sua empresa, executar o desenvolvimento de produtos e implantar iniciativas de transformação digital requer ferramentas de colaboração. Afinal, as ferramentas de colaboração ajudam a conectar as pessoas umas com as outras e os dados necessários para executar as operações.