Qual é a imagem que vem à sua mente quando alguém pronuncia “Nike”? Junto com o logotipo swoosh, dependendo da sua idade e preferência esportiva, qualquer coisa, de Michael Jordan a Maria Sharapova, seria a resposta.
Para acompanhar, qual é a emoção que seu corpo e sua mente sentem quando você vê, ouve ou usa um Nike? Mesmo se você é alguém que nunca se esforçou em uma pista ou quadra, provavelmente se sentirá energizado, confiante e atlético.
Por que isso acontece? Segure esse pensamento.
A Nike já anunciou suas especificações, como espessura da palmilha e da sola, ou até mesmo recursos como amortecimento a ar testado por pressão? Tenho certeza de que eles estariam nas letras miúdas, mas não como sua mensagem de marca que envolve seus clientes e admiradores.
Ao longo dos anos, a Nike cultivou cuidadosa e consistentemente como eles querem ser percebidos na mente das pessoas. Ao associar-se aos melhores atletas e distribuir campanhas consistentes de engajamento da marca que tenham uma conexão emocional com os clientes, a Nike construiu seu império durável.
É por isso que associamos automaticamente a Nike a emoções positivas e atléticas, como energia e confiança. Neste artigo, discutiremos como você pode construir marcas fortes por meio de estratégias de engajamento da marca.
O que é estratégia de engajamento da marca?
A essa altura, você já deve ter inferido o que é o engajamento da marca a partir do exemplo da introdução. Mas vamos defini-lo adequadamente também.
O engajamento da marca não é apenas tornar sua marca conhecida para seu público em potencial. Trata-se de criar uma persona para seu produto/serviço/aplicativo na mente de seus usuários e ajudá-los a formar uma conexão emocional com sua marca. Isso é feito costurando e implementando uma estratégia de marca.
Muitos têm o equívoco de que uma estratégia de engajamento de marca é sobre um logotipo, slogan e uso de cores e fontes uniformes em todas as plataformas. Não, trata-se de criar momentos que seus clientes possam admirar e se conectar emocionalmente. Nesses momentos, seu público pode se apaixonar por seus produtos e permanecer clientes por toda a vida.
Veja a Apple, por exemplo. Eles têm um logotipo legal, um slogan atraente e uma variedade de produtos excelentes. Mas eles raramente se concentram em comercializar suas especificações técnicas. Em vez disso, a Apple se concentra consistentemente na criação de uma persona que seus usuários associam à inovação, criatividade e inteligência. Essa persona profundamente enraizada em todos os clientes e admiradores se deve às estratégias de engajamento da marca da Apple. Qual é o resultado: uma vez usuário da Apple, você continua sendo um para a vida (quase).
Por que a estratégia de engajamento da marca é importante?
Só porque Apple, Nike e outras grandes marcas fazem isso, significa que todos precisam ter uma estratégia de engajamento de marca para seus negócios?
A resposta é não, inicialmente. Se você está apenas começando, terá menos clientes do que uma marca estabelecida. Seu objetivo deve ser aumentar as inscrições e o número total de usuários ativos. Para conseguir isso, você precisará se concentrar no reconhecimento da marca, e não no engajamento da marca.
O que é reconhecimento de marca?
O reconhecimento da marca é alcançar seu público-alvo para alertá-lo sobre sua existência e apontar quais problemas você pode resolver para eles. Isso é feito para que você venha à mente quando surgir a necessidade.
No entanto, à medida que você cresce, você terá uma base de clientes e precisará desviar sua atenção de encontrar clientes para mantê-los. Isso não acontecerá instantaneamente, mas com uma boa estratégia de engajamento da marca, acontecerá com o tempo.
Fidelizando e fazendo clientes para a vida
As pessoas mostram afinidade com certas marcas porque podem se associar à persona dessa marca. Por exemplo, se alguém prefere um Rolls Royce a um Bugatti, isso transmite que eles preferem conforto do que velocidade e essa é sua personalidade preferida.
Uma estratégia de engajamento de marca ajuda as pessoas a se identificarem com sua marca e a fidelizar você, para que tenham maior probabilidade de se tornarem seus clientes por toda a vida. Seguidores leais também ajudarão sua marca a crescer. Eles se tornarão seus defensores não remunerados fazendo marketing, suporte e relações públicas para você sem esperar nada em troca.
Reduza o churn e retenha seus clientes
Encontrar um novo cliente custa de 5 a 10 vezes mais do que custa manter um cliente existente. Ao ter uma estratégia de engajamento de marca, você pode se envolver ativamente com seus clientes e mantê-los emocionalmente conectados e investidos em você. Essa conexão ajudará você a reter seus clientes e reduzir o churn, o que impactará direta e positivamente em sua receita.
Obtenha feedback, melhore seu produto, repita
O feedback do usuário é uma mina de ouro. Bem, é uma mina de dados. Você pode ser quem está desenvolvendo seu produto/aplicativo, mas são seus clientes que o utilizam diariamente. Ter uma estratégia de engajamento da marca permitirá que você se conecte com seus clientes e ouça seus comentários. Dessa forma, você pode absorver o feedback deles para trabalhar em seus próximos recursos.
Você também pode ouvir casos de uso diretamente de seus clientes. Estes podem então ser usados para campanhas de marketing. Ao permitir que seus clientes falem por você, você pode se conectar mais facilmente com outras pessoas interessadas em seu produto.
Leia também:
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Elementos-chave da construção de uma estratégia de engajamento da marca
À medida que você cresce e precisa de uma estratégia de engajamento da marca, existem alguns elementos-chave que você deve ter em mente antes de implementá-la:
1. Tenha uma visão de longo prazo:
Uma estratégia de engajamento de marca não é algo que irá beneficiá-lo instantaneamente. É um plano de longo prazo, então o pensamento que está por trás dele deve fazer o mesmo.
2. Saiba quem você e seus clientes ideais são:
Muitas marcas cometem o erro de tentar se identificar com múltiplas personalidades. Dilui a intensidade de suas campanhas, torna-se errático ao longo do tempo e confunde seu público. Seja claro sobre quem você é e quem é seu público-alvo antes de construir sua estratégia de engajamento de marca.
3. Construindo a emoção da marca:
Ao construir a persona da sua marca, construa a emoção em torno da sua marca. Em vez de se concentrar nos recursos, concentre-se em como seus clientes devem se sentir e desenvolva isso. Os recursos ficarão desatualizados, mas as emoções que sua marca representa não.
4. Seja consistente com as mensagens de saída:
Seja em seu texto ou em seus designs, seja consistente nas mensagens que saem de sua marca. Pense na Nike novamente – sempre que você vê um swoosh, sua mente pensa nele instantaneamente porque você o vê há muito tempo. Esse é o poder da consistência. Alterar seu estilo ou mensagem pode criar uma desconexão entre seus usuários e confundi-los.
Como medir as campanhas de engajamento da marca
Ao contrário das campanhas de marketing, não podemos medir instantaneamente o sucesso da estratégia de engajamento da marca. Levará algum tempo para se estabelecer na mente do seu público e refletir sobre o seu negócio.
No entanto, existem algumas métricas que você pode monitorar para que, quando uma mudança perceptível acontecer, você possa rastreá-la adequadamente.
– Crescimento no tráfego direto e orgânico:
Quando há um aumento constante no seu tráfego direto, significa que as pessoas não estão encontrando você por meio de sugestões de mecanismos de pesquisa, como fariam com o tráfego orgânico. Em vez disso, eles estão cientes de sua marca e ofertas e, assim, procuram você diretamente.
Medir o tráfego direto ajudará você a identificar o quão bem sua estratégia de engajamento de marca funciona. Da mesma forma, se sua estratégia de engajamento de marca for eficaz, você experimentará um aumento no tráfego orgânico e nos números de backlinks.
– Alcance social:
Ficar de olho no ruído social em torno de sua marca pode ajudá-lo a identificar mudanças associadas a campanhas de engajamento de marca. Quando você está indo bem com os engajamentos, haverá um aumento constante no número de seguidores, interações, menções, compartilhamentos e alcance geral.
– Aumento na taxa de engajamento:
Quando sua estratégia de engajamento da marca estiver funcionando, você verá um aumento gradual no engajamento do cliente.
Dessa forma, você pode medir por meio de taxas de abertura de e-mails, taxas de cliques nos links que você compartilha, taxas de rejeição do seu site e métricas semelhantes. Isso mostra que as pessoas estão interessadas em ouvir o que você quer dizer.
– Pesquisas:
Se você quiser avaliar a eficácia de sua estratégia e campanhas, poderá realizar pesquisas e entrevistas com seu grupo-alvo para identificar seu desempenho.
Por fim, agora que você sabe mais sobre o que é uma estratégia de engajamento de marca e como ela deve ser montada e implementada, você poderá construir impérios de negócios duráveis.
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Fonte: Zoho.