“Sem big data, você é cego e surdo e está no meio de uma rodovia.” — Geoffrey Moore.
Primeiramente, gerenciar todo o ambiente de e-mail de uma organização não é uma tarefa simples. Afinal, com tantos usuários, é um desafio tomar decisões de negócios razoáveis sem uma análise adequada de seus dados de e-mail.
Assim, para entender esses dados, é imperativo convertê-los em informações e depois convertê-las em insights.
É aqui que os relatórios administrativos do Zoho Mail são úteis – você descobrirá como o armazenamento está sendo usado por cada usuário, avaliará o tráfego de entrada e saída de e-mail, auditará logs de e-mail e muito mais.
Ele ajuda você a avaliar, monitorar e gerenciar todos os seus dados gerando relatórios para mantê-los estruturados e ao seu alcance.
Assim, vamos nos aprofundar e explorar quais recursos estão disponíveis nos relatórios administrativos do Zoho Mail.
Painel de relatórios de administração all-in-one (tudo-em-um)
O Zoho Mail tornou os relatórios administrativos mais fáceis de usar, incluindo uma variedade de relatórios prontamente disponíveis diretamente no painel. Além disso, o painel fornece acesso a todos os dados cruciais necessários para avaliar o uso de e-mail da sua organização.
Com ele, você experimenta estatísticas de e-mail centradas em dados em visualizações gráficas e resumidas. Além de também personalizar e reorganizar o painel com os relatórios de sua escolha usando a opção “ Personalizar painel da organização ”.
Um relatório para cada necessidade
Cada organização tem requisitos de dados diferentes. Alguns podem precisar de seus relatórios de auditoria por motivos de conformidade, enquanto outros podem exigir seus relatórios de armazenamento para melhor utilização dos recursos. Seja qual for a sua necessidade, nós a suprimos.
Os relatórios administrativos do Zoho Mail oferecem uma grande variedade de relatórios, que podem ser visualizados, pesquisados e exportados quando você precisar deles. Sendo assim, alguns desses relatórios incluem:
- Relatórios de conta de usuário, que incluem relatórios de resumo de usuário, relatórios de resumo de função, relatórios de resumo de encaminhamento de e-mail e relatórios de status de conta;
- Ainda, relatórios de caixa de correio, que incluem relatórios de armazenamento, relatórios de delegação, relatórios de protocolo e relatórios de sincronização ativa;
- Os relatórios de estatísticas de e-mail contêm relatórios de tráfego de entrada e saída, relatórios de tráfego de domínio, relatórios de spam, etc;
- Relatórios de conformidade contêm relatórios de sucesso e falha do DMARC e relatórios de encaminhadores;
- Já os relatórios de logs incluem relatório de logs de correio e relatório de logs de auditoria;
- Enfim, o relatório de grupos contém o relatório de resumo do grupo, relatórios de status do grupo e relatórios de tráfego do grupo.
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Muitos relatórios, de fato! Todavia, como administrador, você não precisará de todos esses relatórios regularmente. Assim, a seção “Relatórios favoritos” permite agrupar e analisar todos os relatórios que você usa com frequência, marcando-os como favoritos.
Para entender melhor como funcionam os relatórios de e-mail, vejamos algumas instâncias de como você pode usar os recursos de relatório nos relatórios de administração do Zoho Mail.
Exemplo 1: Utilizando o relatório de contas de usuário
O relatório de conta de usuário fornece informações sobre o uso de email de cada usuário na organização. Ele fornece informações abrangentes sobre cada usuário, incluindo a hora do último login, os grupos dos quais fazem parte, os protocolos de e-mail que foram ativados, o armazenamento que utilizam e muito mais.
Exemplo 2: revisando os requisitos de armazenamento
Como administrador da organização, convém estar ciente das necessidades de armazenamento de cada usuário ao renovar suas licenças de e-mail.
Você pode determinar quanto cada usuário requer observando o relatório de detalhes de armazenamento, que mostra quanto armazenamento cada usuário usa em média e onde a maior parte dele é consumida.
Exemplo 3: relatório de atividades de auditoria
Quando há vários administradores em uma organização, pode ser difícil identificar quem executou qual tarefa e quando. O relatório de atividades administrativas dos logs de auditoria lista cada atividade administrativa, não importa quão trivial ou insignificante, com a hora exata em que foi realizada e de qual endereço IP a atividade foi realizada.
Ainda mais pode ser feito com a quantidade de dados que você pode acessar nos relatórios do administrador. Afinal, o Zoho Mail oferece muito mais do que um simples e-mail. Os relatórios administrativos fornecerão um conjunto claro de métricas para entender a utilização de e-mail como uma plataforma de comunicação por seus usuários e ajudarão você a tomar decisões bem informadas relacionadas ao serviço de e-mail.
Para consultoria especializada Zoho Mail, consulte um Zoho Expert da ItGoal, ligue ou envie WhatsApp para +55 (11) 93937 1547
Fonte: Zoho.