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Um guia completo para rastreamento de visitantes do site

Rastreamento de visitantes off-line

Por muito tempo, os proprietários de empresas coletaram informações sobre seus visitantes por meio de observações do comportamento do usuário. Por exemplo, um vendedor de loja especializado em um bairro pode acompanhar seus visitantes usando métricas como:

  • O número de vezes que eles visitaram a loja;
  • A vez que eles visitaram a loja;
  • Os tipos de produtos que eles compram com frequência;
  • O tipo de feedback que eles têm sobre os produtos e a experiência geral do cliente (CX);
  • Seus detalhes demográficos.

Mais significativamente, os proprietários de empresas interagem com seus compradores pessoalmente, acompanhando eles em diferentes estágios e promovendo uma experiência mais individualizada. Além disso, eles acompanham os compradores em vários estágios usando várias mídias (cadernos, arquivos, planilhas do Excel e assim por diante).

 

Rastreamento de visitantes on-line

Avance rápido para o agora. Quanto as empresas online sabem sobre seus visitantes hoje?

As empresas on-line não têm nenhuma interação física com os visitantes do site, mas para obter uma visão transparente de como os visitantes interagem com o site da empresa, adotaram ferramentas de rastreamento de visitantes do site. Isso os ajuda a rastrear os visitantes em tempo real, aumentar suas vendas, os esforços de marketing, as conversões e fornecer envolvimento proativo do cliente e CX (experiência do consumidor).

Todavia, particularmente após a pandemia, toda a jornada do CX escalou para o próximo nível. Os proprietários de empresas agora enfrentam desafios como personalização sob demanda e disponibilidade instantânea de suporte, especialmente as equipes de vendas, marketing e suporte.

O que é rastreamento de visitantes do site?

O rastreamento ajuda as empresas a identificar os visitantes do site, seus dados demográficos, quais dispositivos e aplicativos eles usam para acessar o site e preferências. Ademais, também rastreia a atividade do visitante, incluindo as páginas que visitam, o conteúdo pelo qual demonstram interesse, o tempo gasto em cada página e quantas vezes visitam determinado site.

 

Como o rastreamento de visitantes do site afetou as empresas?

Com a implementação de uma ferramenta de rastreamento de visitantes do site para analisar os padrões de comportamento dos visitantes do site, as empresas adquiriram insights para identificar coisas que antes pareciam impossíveis.

Por exemplo, as empresas agora podem ver toda a pegada digital dos indivíduos que navegam em seus sites, incluindo informações como as seguintes:

  • Tráfego do site;
  • Taxa de engajamento/rejeição;
  • Demografia;
  • análise comportamental;
  • Visitantes novos ou recorrentes;
  • Descoberta de caminho;
  • Relatórios em tempo real.

Todas essas análises comportamentais geram insights que ajudam a melhorar o marketing, as vendas e outras áreas de negócios com estratégias mais focadas de segmentação.

Investir em uma ferramenta de rastreamento de visitantes do site é essencial para as empresas pelos seguintes motivos:

1. Melhora a geração de leads

O rastreamento de visitantes do site ajuda você a entender melhor seu público-alvo para que possa refinar suas estratégias de geração de leads. Afinal, conhecer detalhes como preferências, geografia e interesses ajuda a definir metas de geração de leads específicas, mensuráveis, alcançáveis, realistas e com prazo (SMART).

Ademais, ao melhorar as jornadas dos compradores para se tornarem clientes em potencial, o rastreamento de visitantes ajuda as empresas a aumentar as taxas de conversão.

 

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2. Melhora sua compreensão dos compradores

Compreender os compradores e suas jornadas torna-se mais fácil com a ajuda do software de rastreamento de visitantes do site, pois as empresas podem conectar os pontos para entender o comportamento do visitante.

Por exemplo, digamos que um usuário acesse o site de uma empresa chamada Zylker e comece a navegar por suas seções e serviços. Digamos também que a duração da sessão do usuário aumente e sua taxa de rejeição diminua, o que significa que ele encontrou o que procurava.

A Zylker oferece ao usuário exatamente o que ele deseja do produto. Esse padrão de navegação continua com o usuário verificando seus preços – um sinal de aumento da intenção de compra.

A partir do exemplo acima, fica claro que rastrear os padrões de comportamento de navegação de potenciais compradores ajuda as empresas a prever as personalidades e preferências dos usuários. As empresas podem, assim, elaborar melhores estratégias de marketing e experiências de cliente mais imersivas.

 

3. Permite experiências personalizadas do cliente (CX) e engajamento do cliente (CE)

Continuando com o exemplo anterior, como Zylker pode amplificar o CX desse usuário em particular? Com uma ferramenta de rastreamento de visitantes do site, a Zylker pode ver que o visitante é de uma empresa da Fortune 500 com sede nos Estados Unidos.

Além disso, as atividades do visitante indicam que ele tem uma alta intenção de compra (tempo gasto no site, número de páginas visitadas e ações tiradas no site) e são a conta “certa” para a Zylker.

Dessa forma, Zylker pode iniciar um bate-papo ao vivo proativo com esse usuário e se conectar instantaneamente a ele. Afinal, um chat ao vivo permite que a Zylker acelere o ciclo de vendas.

Ademais, podem enviar ao usuário e-mails personalizados com produtos de interesse, produtos complementares e descontos especiais. Isso resulta em um CE aprimorado e oportuno. Isso não é tudo o que importa quando se trata de encantar clientes em potencial?

Todos os proprietários de empresas desejam fornecer a melhor experiência e serviço possível ao cliente, mas quantos estão comprometidos o suficiente para agir? Indo além é como as empresas podem obter uma vantagem competitiva sustentável.

Oferecer abordagens personalizadas pode criar experiências únicas adaptadas aos indivíduos e construir relacionamentos duradouros com os clientes.

 

4. Melhora o ROI

Os dados estão em toda parte. Além disso, o uso de dados do software de rastreamento de visitantes do site pode gerar insights acionáveis ​​para melhorar o ROI.

As empresas podem detalhar para rastrear o progresso das equipes de vendas, marketing e suporte para entender a eficácia de suas estratégias.

O que é um software de rastreamento de visitantes do site?

O software de rastreamento de visitantes do site permite que as empresas online rastreiem os visitantes que chegam ao site de várias fontes. Ele reúne dados de tráfego da Web de cada usuário e fornece informações às empresas para melhorar as atividades de geração de leads.

Quais recursos o software de rastreamento de visitantes do site inclui?

1. Rastreamento de visitantes em tempo real

Um bom software de rastreamento de visitantes do site fornece às empresas detalhes dos visitantes em tempo real. Isso é feito anonimamente para evitar a identificação de indivíduos e a violação de sua privacidade. No entanto, as ferramentas podem remover o anonimato do rastreamento se o visitante fornecer voluntariamente detalhes como nome, endereço de e-mail e número de telefone.

A ferramenta pode reunir detalhes gerais, como:

  • Nome da organização;
  • Número de empregados;
  • País;
  • Região;
  • Local na rede Internet;
  • Detalhes do contato.

Mais importante ainda, o software de rastreamento de visitantes do site mostra o comportamento dos visitantes no site e fornece uma compreensão sólida de cada usuário individual.

2. Visualizações personalizadas

Outro recurso importante a ser procurado em uma ferramenta de rastreamento de visitantes do site é que ela deve permitir que os usuários corporativos criem exibições personalizadas com base em um conjunto específico de critérios.

Por exemplo, digamos que você esteja veiculando uma campanha voltada para organizações de serviços financeiros, na região do Reino Unido e da Irlanda, e deseja acompanhar as empresas visitantes dessa região. É tedioso e ineficiente filtrar suas visualizações manualmente o tempo todo, enquanto configurar uma exibição personalizada é muito mais fácil e eficaz.

3. Priorização de leads

O software de rastreamento de visitantes do site deve ajudar na pontuação automática de leads. Com dados comportamentais, as empresas podem atribuir pontuações de leads aos visitantes configurando regras que adicionam os pontos automaticamente. Dependendo dos requisitos do negócio, a pontuação de lead pode ser positiva ou negativa.

Assim, as empresas podem priorizar os leads com as pontuações mais altas e direcioná-los para conversão em clientes. Aliás, a priorização de leads ajuda a equipe de vendas a se concentrar nos leads mais importantes.

4. Integração de aplicativos

Ter dados dispersos torna difícil para as empresas tomar decisões informadas. Portanto, certifique-se de que o software de rastreamento de visitantes do site seja flexível o suficiente para se integrar às ferramentas existentes de sua empresa. Por exemplo: ferramentas de análise da web, software de campanha de e-mail, ferramentas de visualização de dados e muito mais.

A integração com o software de CRM também ajuda as empresas a sincronizar facilmente leads identificados por meio do software de rastreamento e adicioná-los ao pipeline de CRM para expandir as estratégias de divulgação.

O software de rastreamento de visitantes do site é compatível com GDPR?

Sim. Devido às rígidas regras e regulamentos de conformidade sobre privacidade e segurança, o software de rastreamento de visitantes do site é, por padrão, compatível com GDPR.

O não cumprimento do GDPR resulta em pesadas multas para os fornecedores, portanto, eles têm regras rígidas para coletar dados. Uma ferramenta de rastreamento de visitantes do site não identificará o usuário se o visitante não consentir com o rastreamento em seus navegadores da web.

 

Qual é o próximo?

É essencial escolher a ferramenta certa, entendendo os requisitos atuais e antecipando as necessidades futuras.

A jornada continua mesmo depois que um visitante se torna um cliente. Assim, as empresas precisam pensar em como podem aumentar o envolvimento do cliente. Logo, antes de finalizar uma ferramenta, revise suas metas e objetivos e, então, tome uma decisão. Além disso, pense no que vem a seguir.

O que mais você pode fazer para melhorar a experiência do cliente?

Existem muitas ferramentas disponíveis, como uma plataforma de engajamento do cliente com um recurso integrado de rastreamento de visitantes.

Esse tipo de ferramenta ajuda as empresas a iniciar bate-papos ao vivo proativos com visitantes, configurar chatbots para conversar 24 horas por dia, 7 dias por semana e fornecer suporte instantâneo ao cliente. Também pode ajudar a simplificar as comunicações de diferentes canais, como e-mail, chat ao vivo, Facebook Messenger, Instagram, WhatsApp e outros.

 

Como o Zoho SalesIQ rastreia o envolvimento do visitante?

Para coletar o nome e o endereço de e-mail (identificação) de um visitante e criar leads, o Zoho SalesIQ emprega quatro técnicas diferentes. Após a conclusão, ele armazena esses dados para todas as próximas visitas e atualiza os registros do SalesIQ dos visitantes.

O Zoho SalesIQ identifica os visitantes usando estes métodos:

i) Através de chats ao vivo;

ii) Por meio de formulários da Web de CRM para consultas on-line ou boletins informativos;

iii) Por meio de visitas ao site impulsionadas por campanhas de e-mail que você enviou (e-mails de campanha entregues a contatos ou leads de CRM);

iv) Por meio de uma configuração de API JS.

Observação: os detalhes do visitante são coletados apenas se eles consentirem.

Criado para pequenas e médias empresas, o Zoho SalesIQ oferece uma plataforma digital de envolvimento do cliente para se comunicar com os visitantes em todas as fases do ciclo de vida do cliente. Inicie a conversa certa na hora certa: experimente o Zoho SalesIQ!

Para consultoria especializada Zoho, consulte um Zoho Expert da ItGoal, ligue ou envie WhatsApp para +55 (11) 93937 1547 

Fonte: Zoho.

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