Muitas vezes, o engajamento dos colaboradores são vistos como responsabilidades do departamento de RH. Entretanto, pesquisas mostram que os funcionários que atribuem baixa pontuação a seus gestores têm quatro vezes mais chances de trocar de emprego do que seus colegas. Retenção e engajamento são elementos essenciais para o sucesso, e os gerentes desempenham um papel decisivo na construção de equipes engajadas.
Seja um bom ouvinte
Parte de ser um bom líder é buscar pelo feedback de seus subordinados. Então, ouça seus funcionários. Assim, permitirá que você avalie como eles se sentem sobre o trabalho e a dinâmica da equipe. Se você não ouvi-los, poderá parecer inacessível e indiferente.
Ao ouvir pacientemente, você abre a porta para uma comunicação honesta e construtiva e tem a oportunidade de aprender mais sobre as pessoas que reportam a você. Além disso, terá a capacidade de manter uma abordagem calma e resiliente para resolver problemas sem pressionar.
Construa uma cultura de crescimento
Focar nos resultados é importante. Ajuda a identificar onde você se encontra e a prever como sua equipe irá progredir. Mas, embora tudo isso ajude a formar uma equipe de alto desempenho, não é ideal focar apenas nos resultados. Fazer isso pode fazer com que sua equipe se sinta sobrecarregada. Em vez disso, tente encontrar um equilíbrio entre desempenho, crescimento e aprendizado. Assim, deixando sua equipe focada na missão.
Quando você reconhecer os melhores desempenhos, incentive-os a compartilhar suas experiências com outras pessoas. Então, crie maneiras de ajudar aqueles que estão se esforçando. Assim, oferecendo treinamentos ou orientações adicionais. Buscar todas as oportunidades para ajudar os funcionários a crescer fará de você um líder melhor.
Dê feedback e saiba quando solicitá-lo
O feedback é a essência do desenvolvimento. Se tantos colaboradores estão dispostos a receber feedback negativo, isso significa que eles entendem que as críticas são necessárias para o crescimento. Em vez de depender de uma revisão anual, verifique se você se reúne com seus funcionários com frequência. O feedback espontâneo ajudará os funcionários a resolver suas deficiências mais rapidamente e progredir ativamente. Ao fornecer feedback:
- Seja preciso e concentre-se no como e por quê;
- Crie seu próprio sistema. Você nem sempre precisa seguir o estilo “elogio-feedback-elogio”;
- Nunca pare de dar feedback. Acompanhe consistentemente o progresso da sua equipe.
Entretanto, o feedback do gerente para o funcionário não é o único objetivo final. Incentive os funcionários a se comunicarem e peça conselhos à equipe. Enquanto trabalha no seu departamento, você encontra funcionários com uma variedade de comportamentos, ideias e perspectivas. Ouvir com eles o ajudará a aprender seus próprios pontos fortes e fracos, para que você possa se tornar um líder melhor.
Seja de mente aberta e inclusiva
Uma equipe focada reúne pessoas com diferentes habilidades e experiências. Ouça o que eles têm a dizer e dê a todos a chance de compartilhar sua perspectiva. Quebre as barreiras da idade ou experiência. Por exemplo, se um novo contratado puder propor uma solução mais intuitiva para um problema do que você, aceite e reconheça. De fato, fique animado com isso! A implementação das melhores ideias de todos da equipe promoverá crescimento e produtividade. Além disso, os membros de sua equipe retornarão esse entusiasmo e apoio a você para suas próprias ideias.
Seja um bom comunicador
É crucial que todo funcionário tenha uma visão clara de seus objetivos e responsabilidades. Assim, um gerente é responsável pela distribuição precisa e oportuna dessas informações.
Explique o que se espera deles no trabalho. Ajude-os a projetar boas metas de curto e longo prazo e a entender o que priorizar. Informe-os sobre como sua contribuição individual afeta o crescimento da equipe e dos negócios como um todo. Estas são etapas simples que você pode executar para garantir que todos no departamento estejam alinhados.
Reconheça o bom trabalho da sua equipe engajada
O reconhecimento é algo que todos almejamos de um gerente. Enviar uma pequena nota de agradecimento, celebrar pequenas vitórias ou reconhecer alguém na frente do departamento são algumas ótimas maneiras de mostrar positividade ao trabalho. Ao usar esses métodos ou criar novos, você pode aumentar o engajamento, o desempenho e o seu relacionamento com a equipe.
Faça do reconhecimento dos funcionários um evento regular na equipe. Defina um critério sobre quais realizações serão recompensadas e como devem ser realizadas.
Seja pessoalmente envolvido e lidere pelo exemplo
É natural que os funcionários procurem seus gestores como mentores imediatos ou fontes de inspiração. Então, por estarem em uma posição crucial, os gerentes devem estar pessoalmente envolvidos, dispostos a fazer o trabalho e ajudar os funcionários a crescer junto com eles. Assim, para que os funcionários confiem em sua visão, você precisa acompanhar a conversa.
Se você diz que é importante manter o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, mostre a eles. Se você diz que incentiva a transparência e a responsabilidade dentro da equipe, deve fazer isso sozinho primeiro. Em caso de dúvida, pergunte-se: “que exemplo eu gostaria de ver do meu gerente?” E, em seguida, seja o da sua equipe.
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O potencial para você construir uma equipe focada, de alto desempenho e engajada é ilimitado. Com a atitude certa, seu colaborador o verá como alguém que apóia seu crescimento profissional. Quando sua equipe ver que você está comprometido, tenderão a permanecer por mais tempo. As etapas mencionadas acima podem ter um grande impacto em como sua equipe funciona e como você obtém sucesso como gerente.
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