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Estratégia de engajamento de marca: como construir seu império duradouro!

Qual é a imagem que vem à sua mente quando alguém pronuncia “Nike”? Junto com o logotipo swoosh, dependendo da sua idade e preferência esportiva, qualquer coisa, de Michael Jordan a Maria Sharapova, seria a resposta.

Para acompanhar, qual é a emoção que seu corpo e sua mente sentem quando você vê, ouve ou usa um Nike? Mesmo se você é alguém que nunca se esforçou em uma pista ou quadra, provavelmente se sentirá energizado, confiante e atlético.

Por que isso acontece? Segure esse pensamento.

A Nike já anunciou suas especificações, como espessura da palmilha e da sola, ou até mesmo recursos como amortecimento a ar testado por pressão? Tenho certeza de que eles estariam nas letras miúdas, mas não como sua mensagem de marca que envolve seus clientes e admiradores.

Ao longo dos anos, a Nike cultivou cuidadosa e consistentemente como eles querem ser percebidos na mente das pessoas. Ao associar-se aos melhores atletas e distribuir campanhas consistentes de engajamento da marca que tenham uma conexão emocional com os clientes, a Nike construiu seu império durável.

É por isso que associamos automaticamente a Nike a emoções positivas e atléticas, como energia e confiança. Neste artigo, discutiremos como você pode construir marcas fortes por meio de estratégias de engajamento da marca.

 

O que é estratégia de engajamento da marca?

A essa altura, você já deve ter inferido o que é o engajamento da marca a partir do exemplo da introdução. Mas vamos defini-lo adequadamente também.

O engajamento da marca não é apenas tornar sua marca conhecida para seu público em potencial. Trata-se de criar uma persona para seu produto/serviço/aplicativo na mente de seus usuários e ajudá-los a formar uma conexão emocional com sua marca. Isso é feito costurando e implementando uma estratégia de marca.

Muitos têm o equívoco de que uma estratégia de engajamento de marca é sobre um logotipo, slogan e uso de cores e fontes uniformes em todas as plataformas. Não, trata-se de criar momentos que seus clientes possam admirar e se conectar emocionalmente. Nesses momentos, seu público pode se apaixonar por seus produtos e permanecer clientes por toda a vida.

Veja a Apple, por exemplo. Eles têm um logotipo legal, um slogan atraente e uma variedade de produtos excelentes. Mas eles raramente se concentram em comercializar suas especificações técnicas. Em vez disso, a Apple se concentra consistentemente na criação de uma persona que seus usuários associam à inovação, criatividade e inteligência. Essa persona profundamente enraizada em todos os clientes e admiradores se deve às estratégias de engajamento da marca da Apple. Qual é o resultado: uma vez usuário da Apple, você continua sendo um para a vida (quase).

 

Por que a estratégia de engajamento da marca é importante?

Só porque Apple, Nike e outras grandes marcas fazem isso, significa que todos precisam ter uma estratégia de engajamento de marca para seus negócios?

A resposta é não, inicialmente. Se você está apenas começando, terá menos clientes do que uma marca estabelecida. Seu objetivo deve ser aumentar as inscrições e o número total de usuários ativos. Para conseguir isso, você precisará se concentrar no reconhecimento da marca, e não no engajamento da marca.

 

O que é reconhecimento de marca?

O reconhecimento da marca é alcançar seu público-alvo para alertá-lo sobre sua existência e apontar quais problemas você pode resolver para eles. Isso é feito para que você venha à mente quando surgir a necessidade.

No entanto, à medida que você cresce, você terá uma base de clientes e precisará desviar sua atenção de encontrar clientes para mantê-los. Isso não acontecerá instantaneamente, mas com uma boa estratégia de engajamento da marca, acontecerá com o tempo.

 

Fidelizando e fazendo clientes para a vida

As pessoas mostram afinidade com certas marcas porque podem se associar à persona dessa marca. Por exemplo, se alguém prefere um Rolls Royce a um Bugatti, isso transmite que eles preferem conforto do que velocidade e essa é sua personalidade preferida.

Uma estratégia de engajamento de marca ajuda as pessoas a se identificarem com sua marca e a fidelizar você, para que tenham maior probabilidade de se tornarem seus clientes por toda a vida. Seguidores leais também ajudarão sua marca a crescer. Eles se tornarão seus defensores não remunerados fazendo marketing, suporte e relações públicas para você sem esperar nada em troca.

 

Reduza o churn e retenha seus clientes

Encontrar um novo cliente custa de 5 a 10 vezes mais do que custa manter um cliente existente. Ao ter uma estratégia de engajamento de marca, você pode se envolver ativamente com seus clientes e mantê-los emocionalmente conectados e investidos em você. Essa conexão ajudará você a reter seus clientes e reduzir o churn, o que impactará direta e positivamente em sua receita.

Obtenha feedback, melhore seu produto, repita

O feedback do usuário é uma mina de ouro. Bem, é uma mina de dados. Você pode ser quem está desenvolvendo seu produto/aplicativo, mas são seus clientes que o utilizam diariamente. Ter uma estratégia de engajamento da marca permitirá que você se conecte com seus clientes e ouça seus comentários. Dessa forma, você pode absorver o feedback deles para trabalhar em seus próximos recursos.

Você também pode ouvir casos de uso diretamente de seus clientes. Estes podem então ser usados ​​para campanhas de marketing. Ao permitir que seus clientes falem por você, você pode se conectar mais facilmente com outras pessoas interessadas em seu produto.

 

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Elementos-chave da construção de uma estratégia de engajamento da marca

À medida que você cresce e precisa de uma estratégia de engajamento da marca, existem alguns elementos-chave que você deve ter em mente antes de implementá-la:

1. Tenha uma visão de longo prazo:

Uma estratégia de engajamento de marca não é algo que irá beneficiá-lo instantaneamente. É um plano de longo prazo, então o pensamento que está por trás dele deve fazer o mesmo.

 

2. Saiba quem você e seus clientes ideais são:

Muitas marcas cometem o erro de tentar se identificar com múltiplas personalidades. Dilui a intensidade de suas campanhas, torna-se errático ao longo do tempo e confunde seu público. Seja claro sobre quem você é e quem é seu público-alvo antes de construir sua estratégia de engajamento de marca.

 

3. Construindo a emoção da marca:

Ao construir a persona da sua marca, construa a emoção em torno da sua marca. Em vez de se concentrar nos recursos, concentre-se em como seus clientes devem se sentir e desenvolva isso. Os recursos ficarão desatualizados, mas as emoções que sua marca representa não.

4. Seja consistente com as mensagens de saída:

Seja em seu texto ou em seus designs, seja consistente nas mensagens que saem de sua marca. Pense na Nike novamente – sempre que você vê um swoosh, sua mente pensa nele instantaneamente porque você o vê há muito tempo. Esse é o poder da consistência. Alterar seu estilo ou mensagem pode criar uma desconexão entre seus usuários e confundi-los.

 

Como medir as campanhas de engajamento da marca

Ao contrário das campanhas de marketing, não podemos medir instantaneamente o sucesso da estratégia de engajamento da marca. Levará algum tempo para se estabelecer na mente do seu público e refletir sobre o seu negócio.

No entanto, existem algumas métricas que você pode monitorar para que, quando uma mudança perceptível acontecer, você possa rastreá-la adequadamente.

 

– Crescimento no tráfego direto e orgânico:

Quando há um aumento constante no seu tráfego direto, significa que as pessoas não estão encontrando você por meio de sugestões de mecanismos de pesquisa, como fariam com o tráfego orgânico. Em vez disso, eles estão cientes de sua marca e ofertas e, assim, procuram você diretamente.

Medir o tráfego direto ajudará você a identificar o quão bem sua estratégia de engajamento de marca funciona. Da mesma forma, se sua estratégia de engajamento de marca for eficaz, você experimentará um aumento no tráfego orgânico e nos números de backlinks.

 

– Alcance social:

Ficar de olho no ruído social em torno de sua marca pode ajudá-lo a identificar mudanças associadas a campanhas de engajamento de marca. Quando você está indo bem com os engajamentos, haverá um aumento constante no número de seguidores, interações, menções, compartilhamentos e alcance geral.

 

– Aumento na taxa de engajamento:

Quando sua estratégia de engajamento da marca estiver funcionando, você verá um aumento gradual no engajamento do cliente.

Dessa forma, você pode medir por meio de taxas de abertura de e-mails, taxas de cliques nos links que você compartilha, taxas de rejeição do seu site e métricas semelhantes. Isso mostra que as pessoas estão interessadas em ouvir o que você quer dizer.

 

– Pesquisas:

Se você quiser avaliar a eficácia de sua estratégia e campanhas, poderá realizar pesquisas e entrevistas com seu grupo-alvo para identificar seu desempenho.

Por fim, agora que você sabe mais sobre o que é uma estratégia de engajamento de marca e como ela deve ser montada e implementada, você poderá construir impérios de negócios duráveis.

E para acompanhar você nessa jornada, a Zoho indica o Zoho SalesIQ: ele vai ser o braço direito da sua empresa e, se integrado com as demais aplicações da Zoho, será a muralha que protege seu império!

 

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Fonte: Zoho.

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