Blog

Formulários: 5 dicas para aumentar as conversões!

Os formulários podem ser uma ótima maneira de interagir com seus clientes, coletar feedback, fazer vendas e facilitar a comunicação contínua. Mas nem todos são eficazes para engajar seu público.

Para capturar a atenção dos visitantes do site, eles precisam ser claros, concisos e direcionados. Siga estas dicas simples para ajudar a aumentar a taxa de conversão de seus formulários.

1ª Dica: Destaque-se na multidão com seus formulários

O contexto e o posicionamento são fundamentais para atrair a atenção dos respondentes e fazê-los se envolver com suas pesquisas. Cada clique adicional que um visitante precisa fazer para acessar ou preencher seu formulário é um ponto de atrito, o que pode levar à perda de conversões.

Seu objetivo deve ser sempre tornar o processo o mais tranquilo e simples possível para o cliente. Sendo assim, essa tarefa começa antes mesmo de o formulário ser construído, quando você está decidindo onde o formulário deve ser colocado. Por exemplo, um formulário de contato enterrado em três páginas em seu site certamente obterá menos tráfego.

É curto o suficiente para caber em uma barra lateral ou em um banner de alta visibilidade na página inicial? Essas opções de posicionamento ajudarão você a aumentar o tráfego e as taxas de conversão como resultado.

2ª Dica: Crie menos barreiras para um maior envolvimento

Ao utilizar formulários, você deve equilibrar a quantidade de dados que deseja coletar com o número de visitantes que deseja converter. Cada campo de formulário adicional é outro obstáculo que seu público precisa superar antes de enviar o formulário.

Ou seja, cada campo deve ser avaliado para determinar sua necessidade. Um formulário de inscrição em um boletim informativo, por exemplo, realmente requer apenas um campo de e-mail e um botão de envio.

 

3ª Dica: Comece aos poucos e colete mais dados à medida que crescer

E se um punhado de campos não for suficiente para fazer o trabalho? Sendo assim, como você pode adicionar mais campos sem adicionar mais barreiras?

Comece priorizando seus dados. Qual é a quantidade mínima de informações que você precisa de uma conversão em potencial? Tente criar um formulário para coletar seu nome e endereço de e-mail e, assim, inclua opções condicionais para expandi-lo para que possam fornecer mais informações.

Lembre-se de que, se o formulário ou os campos forem muito longos, os respondentes poderão abandoná-lo completamente. Para um entrevistado, quatro campos de texto podem parecer tão assustadores quanto dois campos de texto. O mesmo se aplica a listas suspensas e perguntas de múltipla escolha. Quanto mais opções houver, maior a probabilidade de o entrevistado experimentar paralisia de decisão.

 

Leia também:

4ª Dica: Use várias páginas para tornar os formulários longos mais digeríveis

Às vezes, você realmente precisa coletar uma grande quantidade de informações, contudo, ainda pode facilitar a experiência dos respondentes dividindo um formulário longo em várias páginas.

Logo, apresentar a um respondente um formulário longo dividido em algumas páginas pode tornar o processo mais gerenciável. Isso aumenta a probabilidade de o respondente preencher ele.

 

5ª Dica: Feche o negócio com a call to action certa

A melhor maneira de incentivar os respondentes a seguir um formulário é apresentar um botão de envio proeminente com uma frase de chamariz atraente. Um botão de envio com uma mensagem personalizada e relevante pode ser difícil de ignorar.

Menos atrito significa mais conversões

Como você pode ver, há muito que você pode fazer para ajustar seus formulários, reduzir o atrito e incentivar uma maior taxa de conclusão.

Por fim, a Zoho possui o seu gerador nativo de formulários, o Zoho Forms, além do Zoho Survey, que também oferece inúmeras possibilidades de pesquisas para sua empresa. Venha para a Zoho!

Para consultoria especializada Zoho, consulte um Zoho Expert da ItGoal, ligue ou envie WhatsApp para +55 (11) 93937 1547 

Esse texto foi produzido pelo convidado Zoho, Gravity Forms, traduzido e adaptado pelo time ItGoal.

DSBFormulários: 5 dicas para aumentar as conversões!

Posts Relacionados

ChatGPT lista Zoho

Do caos à clareza: ChatGPT lista melhores ferramentas para gestão de escritório

Você está tendo problemas para acompanhar as demandas aceleradas das operações comerciais modernas? Ou, ainda, está sobrecarregado com uma enxurrada de papelada, lutando para gerenciar recursos, acompanhar o desempenho e colaborar de forma eficaz? Se a resposta for sim, você não está sozinho. À medida que as empresas continuam a se expandir e evoluir, lidar

Outbound marketing | ItGoal

Análise de Outbound marketing: impulsionando o impacto e o ROI

Para demanda e geração de leads, os líderes empresariais ainda preferem a aquisição paga porque esses canais têm um impacto imediato no público. Assim, ao contrário do inbound marketing, que leva mais tempo para obter resultados, muitas empresas preferem o outbound marketing como estratégia para atingir seu público mais rapidamente. Neste blog, elucidamos os detalhes

Zoho Cliq x Zoho One | ItGoal

Você está a um Cliq da solução perfeita – Zoho One

Independentemente do tamanho da sua empresa, executar o desenvolvimento de produtos e implantar iniciativas de transformação digital requer ferramentas de colaboração. Afinal, as ferramentas de colaboração ajudam a conectar as pessoas umas com as outras e os dados necessários para executar as operações.