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Conheça os tipos de spam de e-mail e evite-os!

Se há algo presente na lista de desejos de todos os usuários de e-mail, é nunca mais receber spam. É como aqueles encartes que caem do jornal quando o abrimos. Ninguém os pediu e livrar-se deles dá mais trabalho do que valem, mas não dá para escapar deles.

Compondo quase 70% do tráfego total de e-mail, o spam atinge todos os cantos do mundo do e-mail. Os provedores de serviços de e-mail se esforçam para proteger os usuários desse problema com uma parede de filtros, mas alguns deles acabam na sua caixa de entrada.

Uma pergunta que geralmente noto que os usuários fazem é: “Como o spammer conseguiu meu endereço de e-mail?

A resposta pode ser uma surpresa.

Lembra daquele formulário aparentemente inofensivo que você enviou após as compras de Natal online? O pop-up que você preencheu para baixar o último episódio de uma série? Um e-mail que você encaminhou para 100 amigos prometendo a você a chance de ganhar um carro da Tesla? Estas são algumas das fontes que os spammers usam para coletar endereços de e-mail.

Infelizmente, esses métodos de engenharia social não são os únicos em que eles confiam. Os spammers usam várias técnicas, desde a simples implantação de rastreadores para extrair informações de contato de sites e plataformas de mídia social até o método mais difícil de adivinhar combinações de endereços de e-mail usando o método de força bruta.

Depois que eles confirmarem que seu e-mail está recebendo mensagens (usando a capacidade de entrega e os registros de cliques), você ficará preso para sempre no banco de dados do spammer. De acordo com o TechRadar, os spammers de e-mail recebem aproximadamente uma resposta para cada 12,5 milhões de e-mails. E mesmo com uma pequena taxa de cliques de 0,00001%, o spammer médio em tempo integral ganha cerca de US$ 7.000 por dia.

Enquanto os spammers lucram enviando anúncios não solicitados e e-mails fraudulentos, o efeito sobre a vítima costuma ser bastante brutal. Os perigos de perda de dados, dinheiro e privacidade em torno do spam tornam mais vital do que nunca que os usuários de e-mail estejam cientes do spam.

Vamos dar uma olhada em alguns tipos populares de spam.

 

Marketing de produto: aquele em que tudo é uma farsa

Aqui, o spam é usado como uma ferramenta de marketing, como um anúncio para vender um produto. Deixando de lado o fato de que você nunca se inscreveu para esses anúncios, há também outra preocupação em relação aos produtos que os e-mails de spam anunciam.

Esses produtos geralmente não são autorizados e não são regulamentados por nenhum órgão governamental. Por volta de março de 2020, vários e-mails de spam começaram a circular alegando ter encontrado a “cura para o Coronavírus”.

Muitos usuários acreditaram nesses anúncios de spam e pagaram para comprar esses itens, apenas para ficarem com produtos não aprovados, ineficazes e com marcas incorretas. Portanto, da próxima vez que vir um anúncio de spam no qual não se inscreveu, mas acabar se sentindo tentado, pense duas ou até três vezes. E busque se informar mais.

 

Golpe: aquele em que ofertas falsas no e-mail são a norma 

O spam fraudulento usa psicologia humana e frases de efeito altamente projetadas. Isso tudo para manipular os leitores a acreditar que algo extraordinário pode ser alcançado com o mínimo de esforço. Algumas linhas de assunto de marca registrada desses e-mails seriam algo como “Oportunidade única!” ou “Ganhe $ 2.000 por dia com investimento sem risco!” entre outros.

Uma coisa notável é que a maioria desses golpes é baseada em finanças, geralmente promovendo empreendimentos inexistentes, ofertas de emprego falsas, ganhos na loteria ou esquemas de pirâmide.

 

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Isso, na maioria das vezes, resulta no pagamento de dinheiro fixo pela vítima como “taxa antecipada” para aproveitar os benefícios do esquema obscuro. Depois que a vítima paga o dinheiro necessário, o spammer não apenas desaparece sem cumprir sua reivindicação, mas também rouba os detalhes de pagamento da vítima para exploração adicional.

 

Phishing: aquele em que sites falsos enganam você

Com o phishing, os spammers se disfarçam como uma organização legítima, às vezes uma organização à qual o destinatário está associado, com a intenção de extrair dados pessoais e financeiros confidenciais de suas vítimas. O phishing usa técnicas avançadas de engenharia social que exigem interação humana, roubo de identidade, fraude e habilidades avançadas de codificação para extrair seus dados.

Funciona porque a maioria das pessoas não presta muita atenção aos pequenos detalhes e folheia e-mails ou sites. Então, da próxima vez que você receber um e-mail com um link para recuperar sua conta bancária e não tiver certeza do porquê, guarde esse pensamento, olhe com atenção e não vasculhe os detalhes.

 

Spoofing: aquele em que o roubo de identidade é comum

A premissa do spoofing consiste em falsificar um endereço de e-mail legítimo para induzir o destinatário a acreditar que o e-mail é de uma fonte confiável. Essencialmente, o spammer engana você, disfarçando-se para ser um remetente que você conhece.

Quer saber como alguém pode fazer com que o endereço de e-mail exibido pareça legítimo em um e-mail forjado? Infelizmente, não é uma tarefa complicada. A deficiência dos servidores SMTP de e-mail é que eles permitem que um spammer disfarce o endereço “De” original.

Business E-mail Compromise (BEC) – também chamado de golpes man-in-the-email

É um dos ataques mais proeminentes que usam técnicas de falsificação para planejar dinheiro fraudulento ou roubo de dados. Isso geralmente é feito descartando endereços de e-mail disponíveis publicamente de pessoas proeminentes nos sites de uma organização.

E para acrescentar mais, o spoofing juntamente com o phishing podem resultar em perdas financeiras desastrosas para a vítima. Portanto, da próxima vez que seu chefe enviar um e-mail do nada solicitando credenciais de login ou uma transferência imediata, verifique antes de cumprir.

Algo a observar: os tipos de spam que discutimos aqui não precisam se limitar a e-mails. O e-mail é apenas uma forma de comunicação. E hoje em dia, o spam acontece em todos os lugares, desde mídias sociais até ligações e mensagens pessoais.

Portanto, cuidado, em todos os lugares.

O spam é, na melhor das hipóteses, uma inconveniência e há muitos tipos a serem observados. Embora apenas cerca de 2,5% dos e-mails de spam sejam perigosos, essa pequena porcentagem envolve roubo de identidade, segurança financeira comprometida e invasão de privacidade. Embora ignorar o spam seja uma solução, nem sempre é a melhor. A presença de spam pode distrair e é uma perda de tempo, espaço de armazenamento e eficiência de e-mail.

Felizmente, existem maneiras de limitar o spam de e-mail que você recebe e uma delas é usando uma ferramenta de e-mail que permita ações de proteção à sua conta, como o Zoho Mail! Com ela, você se mantém seguro e informado.

Para consultoria especializada Zoho, consulte um Zoho Expert da ItGoal, ligue ou envie WhatsApp para +55 (11) 93937 1547 

Fonte: Zoho.

DSBConheça os tipos de spam de e-mail e evite-os!

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