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Zoho CRM para o time de Vendas em Home Office

Já se passaram cerca de sete meses desde que os locais de trabalho em todo o mundo passaram por uma transformação. Onde as salas de conferência se tornaram sofás da sala de estar e as salas de descanso se tornaram balcões de cozinha. O home office não planejado, teve sucesso na maior parte, mas não é o mesmo.

Essa pandemia mudou os negócios para sempre e força a adaptação dos vendedores às novas formas de fazer negócios e também nossa Consultoria de CRM.

As estatísticas de uso de dispositivos móveis do Zoho CRM.

Nos últimos meses, observamos mudanças drásticas na forma como os vendedores usaram o aplicativo móvel Zoho CRM. Essas mudanças nos deram uma visão do que está por vir e pensamos que seria útil compartilhar cinco tendências principais que podem moldar o futuro das vendas.

1. Uso de mapas e check-ins

Como os vendedores não estão viajando para encontrar clientes, durante o lockdown, o número de check-ins feitos através do aplicativo móvel diminuiu em mais de 73%, e o uso de mapas caiu quase 60% no geral. Ambos os recursos são essenciais para os representantes de vendas em campo, e o declínio em seu uso mostra o quanto o bloqueio afetou essa categoria de vendas.

Nem todo setor pode se contentar com o Zoom ou o Zoho Meetings – algumas empresas, como empresas imobiliárias, contam com reuniões presenciais para fechar negócios. Mas o problema é que o comportamento do consumidor mudou. Mesmo depois, é provável que muitos clientes prefiram não ter interações físicas. Isso forçou muitas empresas a repensar as vendas no mundo pós-pandemia.

2. Aumento de atividades e notas

O declínio nas reuniões com clientes e no deslocamento não impediu que os vendedores trabalhassem. Na verdade, trabalhar em casa aumentou a produtividade.

Houve um aumento de 22% no número de atividades adicionadas. Temos tempo livre em nossas mãos e muitos de nós estamos colocando em dia muitas atividades que deixamos em segundo plano.

Além disso, o número de notas criadas aumentou mais de 29%, o que significa que os negócios estão mudando e os relacionamentos com os clientes estão sendo construídos, mesmo nestes tempos difíceis. Mas talvez a lição mais importante seja que os vendedores finalmente têm tempo para inserir dados, a parte mais entediante do trabalho.

3. Aumento nas chamadas, diminuição nos e-mails

Um dos aspectos menos desafiadores na transição para o trabalho de casa tem que ser a comunicação. Ferramentas de colaboração não faltam e elas são robustas, escalonáveis e móveis o suficiente para manter as conversas acontecendo. Durante o lockdown, o número de chamadas efetuadas aumentou mais de 55%, preenchendo o quadro para a diminuição das interações físicas e conversas na sala de descanso.

Por outro lado, o uso de mail caiu mais de 68%, o que mostra o estado atual do e-mail como um canal de comunicação. Os e-mails não perderão a relevância tão cedo, mas esse lockdown nos fez acostumar com um certo estilo de vida em que o e-mail não se encaixa. É apenas mais fácil enviar uma mensagem de texto ou ligar para alguém, sejam seus colegas de equipe ou clientes.

4. Queda no número de solicitações de aprovação

Outra observação interessante foi que o número de pedidos de aprovação efetuados diminuiu 16%, apesar do aumento do número de atividades e chamadas adicionadas. Essa queda pode ser atribuída ao fato de que os funis de vendas têm menos itens agora e as equipes de vendas estão mais conectadas a seus gerentes. Como a comunicação sobre os negócios ocorre em tempo real, pode não haver necessidade de aprovações formais.

Por outro lado, como os vendedores estão fora do escritório, é esperado que eles tomem suas próprias decisões. Não é porque as aprovações significam menos, mas porque este é o momento para as vendas serem flexíveis. Os leads não são exatamente excedentes, portanto, atrair novos clientes depende de um sistema adaptável que deixa os vendedores com seus próprios julgamentos.

5. Diminuição no número de registros criados, aumento no número de atualizações feitas

A verdade é que os negócios não têm sido bons para muitas pessoas, e o número de novos registros criados durante o lockdown reflete isso. No geral, houve uma queda de 28% e todos nós previmos isso, mas houve um aumento no número de atualizações feitas nesses registros.

Isso mostra no que as empresas estão se concentrando na retenção de clientes. Quando você constrói relacionamentos melhores com os clientes, eles darão frutos assim que o mundo retornar a alguma forma de normalidade.

Aplicativo móvel do Zoho CRM para #Trabalhardecasa

Durante o período de lockdown, o número médio de sessões e o tempo total da sessão aumentaram em geral, com certas anomalias em países selecionados dependendo da gravidade do lockdown imposto. É ótimo ver que o uso geral do aplicativo móvel aumentou. É um começo para a mudança global em como a ideia de trabalhar em casa é percebida.

O aplicativo móvel do Zoho CRM é um dos aplicativos de CRM mais bem avaliados na Google Play Store e iOS App Store. À medida que a cultura do Home Office avança, ter um aplicativo de CRM poderoso em seu smartphone se tornará essencial para realizar o trabalho. Confira o que o aplicativo móvel Zoho CRM pode fazer para ajudá-lo a vender de maneira mais inteligente.

Para consultoria especializada em Zoho, consulte a ItGoal – Parceiro Zoho no Brasil, ligue ou envie WhatsApp para +55 (11) 5096-4717

Danilo Segateli BolsoniZoho CRM para o time de Vendas em Home Office

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