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Engajamento de marca: 4 estratégias para sua visibilidade crescer!

Em dois artigos anteriores, discutimos o que é engajamento de marca e como construir impérios de negócios duráveis ​​empregando estratégias de engajamento de marca.

Nosso público recebeu bem, então voltamos para esclarecer os aspectos práticos das estratégias de engajamento da marca.

Por isso, hoje estamos trazendo a terceira parte do tema e analisando as 4 principais estratégias de engajamento de marca para aumentar o engajamento e a visibilidade dela.

Aqui, discutiremos as principais estratégias de engajamento que as marcas populares empregam para atrair novos clientes em potencial, encantar os clientes existentes e reter os dois.

1. Fornecendo mais valor para envolver seu público

Fornecer mais valor do que os clientes inicialmente se inscreveram não é uma estratégia em si. É apenas refinar seu produto e ofertas. Mas, na prática, funciona como uma estratégia.

Os clientes aceitam o custo do produto desde que ele ofereça valor ao que pagam. Porém, quando você pode agregar mais valor à oferta que já está em vigor com o mesmo custo, é um divisor de águas.

Um ótimo exemplo para ver essa estratégia em prática é a suite de software de SEO Ahrefs, que gera lucros.

Para quem não sabe, o Ahrefs é um kit de ferramentas de SEO completo e de classe mundial que você pode usar para pesquisa de palavras-chave, criação de links, análise de concorrentes, auditorias de sites, rastreamento de classificação e muito mais.

Este kit de ferramentas é o produto pelo qual os clientes estão pagando, mas a Ahrefs vai além oferecendo um grande valor de informações sobre práticas gerais e específicas de SEO para seus usuários e clientes em potencial.

Qual é o resultado?

Em média, as páginas do blog da Ahrefs recebem mais de 500 mil em tráfego orgânico e são classificadas na primeira página do Google por mais de 12.000 palavras-chave (não apenas qualquer palavra-chave, mas palavras-chave com alto volume de pesquisa). O canal do Ahrefs no YouTube tem cerca de 340 mil inscritos, obtendo mais de 357 mil visualizações de vídeo.

Além de ser uma ferramenta de SEO de classe mundial, a Ahrefs arma suas ofertas de produtos com tanta riqueza de informações que serve como um gateway que envolve regularmente seus usuários e prospects (enquanto também gera renda passiva).

Como é uma indústria em rápido crescimento, os usuários do Ahrefs esperam entusiasticamente todas as semanas pelo lançamento de seu novo blog ou vídeo do YouTube para que possam atualizar seus conhecimentos.

Suas garantias servem como um meio de engajamento que inicia uma conversa entre a marca e seus usuários. Ao oferecer um valor maior e consistente aos seus clientes, cria uma proposta de valor que impossibilita o abandono do produto. Assim, a Ahrefs possibilita o engajamento da marca, mantendo seus prospects próximos e seus usuários mais próximos.

 

2. Personalizando suas ofertas

Seja qual for o meio de comunicação preferido com o seu público, personalizar a mensagem oferece melhores resultados. Na verdade, mais personalização será o futuro do engajamento da marca.

Mais do que nunca, as pessoas estão cientes das estratégias de marketing de massa que as marcas empregam e querem ser tratadas como indivíduos. Eles esperam que as marcas se esforcem para cultivar um relacionamento pessoal com eles, em vez de lançar campanhas de newsletter em massa.

As marcas que quebram os limites de personalização estão vendo um aumento notável em seu alcance e receita. A Nike é o exemplo perfeito para ver essa estratégia em prática.

Se você comprou sapatos deles ou consultou o site deles, entenderá seu nível de personalização. Eles têm um conjunto de modelos padrão que as pessoas podem comprar e usar, mas também oferecem personalização para determinados modelos.

 

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Desde a base do sapato até os cadarços, você tem a opção de personalizar cerca de 11 partes dos tênis da Nike. A Nike quer que o mundo use seus tênis, mas, ao mesmo tempo, entende a preferência de seus usuários em mostrar sua individualidade.

Oferecer opções de personalização tão amplas permite que os sneakerheads se apaixonem por sua marca repetidamente.

Ao ir além do que eles têm e oferecer opções de personalização, a Nike abre uma porta que permite que seus clientes e prospects se envolvam com a marca.

Assim, eles iniciam a conversa sobre a marca e seu produto entre os usuários-alvo nas plataformas de mídia social. Ao lançar modelos novos e retrô em intervalos perfeitos, a Nike garante que a conversa e o engajamento continuem.

 

3. Aumentar o envolvimento da marca por meio de conteúdo gerado pelo usuário (CGU)

Antes de nos aprofundarmos para dissecar essa estratégia, primeiro, vamos esclarecer o que é o Conteúdo Gerado pelo Usuário. Mesmo que você não conheça o termo, provavelmente já criou conteúdo semelhante para uma marca em sua vida.

Então, o que é Conteúdo Gerado pelo Usuário (CGU)?

Quando a Apple lança seus novos modelos de iPhone, os fiéis da marca e os usuários os compram e criam conteúdo como unboxing, dicas e truques sobre os iPhones mais recentes, as principais coisas para fazer ao comprar um e muito mais. Eles também compartilham as imagens e vídeos que gravam com seus iPhones e os carregam nas mídias sociais, usando a hashtag da Apple.

Este conteúdo não é criado pela Apple, mas sim pelos usuários do produto. É por isso que é chamado de conteúdo gerado pelo usuário.

Então, que diferença o CGU faz?

Primeiro, a Apple não está pagando para fazer o conteúdo – os usuários estão criando por conta própria. Todavia, a Apple obtém mais alcance e adiciona mais conteúdo em sua hashtag.

Em segundo lugar, as estatísticas da businesswire¹ revelam que clientes em potencial e clientes são 2,4 vezes mais propensos a dizer que o CGU é mais autêntico do que o conteúdo de marca.

O que isso significa? Quando o conteúdo vem de outros usuários, os clientes em potencial confiam mais nele do que no conteúdo das próprias marcas. Isso mostra a eles que os UGCs são reais e brutos em comparação com o conteúdo retocado de uma marca.

Notion, o popular aplicativo de anotações, vem praticando essa estratégia há algum tempo e está obtendo uma ótima recepção de seus usuários.

Seus fiéis à marca e usuários dedicados criam modelos estilosos e elegantes de todas as formas que podem ser usados ​​no aplicativo, e estes são compartilhados de forma viral entre outros usuários.

Isso cria uma persona em torno do produto que transmite a ideia que Notion é apenas para os intelectualmente superiores. E, portanto, aqueles que se preocupam com sua produtividade devem aderir ao aplicativo.

Assim como a Apple, a Notion não gasta um centavo com esse conteúdo gerado pelo usuário. Mas os CGUs criados em torno do Notion iniciam a conversa entre os usuários e prospects, mantendo o nome da marca na mente de todos.

 

4. Envolver clientes e prospects por meio da realização de eventos

Usar eventos para engajar prospects e clientes não é uma estratégia pronta para uso. Essa estratégia está em prática há décadas e vem sendo uma das principais estratégias para o engajamento da marca. Mas os eventos estão fora do alcance das marcas menores devido aos custos operacionais mais altos.

A pandemia mudou a perspectiva que temos sobre os eventos. Ele mostrou ao mundo que existe uma maneira alternativa, que eles podem realizar eventos on-line sem gastar muito dinheiro e, ao mesmo tempo, causar a grande impressão que as marcas desejam profundamente.

Um ótimo exemplo para ver essa estratégia na prática é o Config da Figma.

Figma é um aplicativo web colaborativo para design interativo. Fundado apenas em 2016, vem fazendo ondas em seu domínio e ameaçando os Golias da indústria do design com seu produto simples e leve.

Config é o evento anual do Figma onde os melhores designers do mundo se reúnem e compartilham seus aprendizados com o público. A edição recente contou com mais de 100 palestrantes de mais de 20 países com mais de 65 sessões que duraram 24 horas e foi inteiramente online. O Config atrai públicos de todas as nações do mundo e tem sido um grande sucesso para o Figma.

Ao criar um evento como esse e reunir os grandes nomes da indústria de design, o Figma’s Config inicia uma conversa entre eles, seus usuários e os clientes em potencial sem queimar um buraco em seu orçamento.

Grandes marcas em todo o mundo implementaram essas 4 principais estratégias de engajamento de marca com sucesso. Verifique o que seria adequado para sua marca e empregue-os para um ótimo envolvimento da marca e do cliente com seus clientes em potencial e usuários.

Sem falar que você pode contar com a suite de aplicativos da Zoho para apoiar com a tecnologia necessária para você implementa cada uma delas!

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Fonte: Zoho.

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