Os CRMs são, sem dúvida, uma das ferramentas de negócios mais importantes do mundo contemporâneo. Todavia, embora um CRM seja uma tecnologia poderosa por si só, sua evolução atual é profundamente marcada e impulsionada pela Inteligência Artificial (IA).
Vamos pensar sobre:
O volume de dados gerados diariamente aumentou exponencialmente. A cada 24 horas, são produzidos impressionantes 2,5 bilhões de gigabytes de dados. Isso é, no entanto, pequeno em comparação com os 463 exabytes que serão criados a cada dia até 2025, de acordo com o Fórum Econômico Mundial. Dessa enorme quantidade, 90% são dados não estruturados. Portanto, o papel da IA se torna essencial para analisar essa grande quantidade de dados.
Sobre dados
O crescimento deles também indica um aumento no número de transações, interações e pontos de contato, além disso, também sugere um aumento no número de leads. Portanto, é necessária uma plataforma de CRM que possa coletar, armazenar, gerenciar e centralizar melhor as interações em histórico; e, por sua vez, que também possa extrair, analisar e interpretar dados em tempo real. Isso significa obter informações tanto de dados estruturados quanto de dados não estruturados, onde eles são a maioria.
Esta é precisamente a função da IA. A mineração de dados e a IA são uma combinação perfeita, e cerca de 44% dos executivos acreditam que o maior benefício da IA é a comunicação automatizada que ela fornece e auxilia na tomada de decisões.
Depois que os dados não estruturados são convertidos em dados estruturados, o aprendizado de máquina pode encontrar padrões de comportamento do cliente e fornecer insights críticos para os negócios. Obviamente, quanto mais dados forem analisados, mais insights e compreensão profunda serão extraídos dos consumidores. Portanto, à medida que um CRM se torna cada vez mais inteligente, ele fornece informações mais valiosas e assertivas que as empresas podem usar para tomar melhores decisões e otimizar os processos de vendas.
Até o momento, existem vários CRMs que investiram em IA para oferecer um serviço muito mais poderoso e a Zoho é uma delas. Porém, ainda há muitas objeções ou descrença em relação à Inteligência Artificial. Muitos pensam que as ferramentas baseadas em IA são muito caras, pouco úteis ou focadas apenas na automação de processos. Pelo contrário, é muito mais. Por isso, confira as diversas vantagens que a IA traz para um CRM.
Principais benefícios da IA para um CRM
Aumento das vendas:
O volume de dados processados pela IA é muito maior. Logo, dados são transformados em conhecimento e, como se diz, conhecimento é poder. Basicamente, com informações mais precisas, como tendências comportamentais e de compras, podem ser tomadas melhores decisões que resultam na otimização do processo de vendas, campanhas de marketing e comunicação com o cliente.
Segmentações mais específicas com a IA:
Os CRMs com inteligência artificial permitem a criação de segmentos de público muito específicos, levando em consideração dados geográficos e demográficos. Além de levar em consideração dados psicográficos, comportamentais, análise de sentimentos e outros.
Otimização de tempo:
A IA elimina muitas tarefas que antes eram feitas manualmente (inserção de dados do cliente, limpeza de dados etc.). Isso não apenas reduz o erro humano, mas também economiza tempo e permite que os funcionários se concentrem em outras tarefas.
Maior produtividade dos funcionários:
Como a IA é capaz de assumir processos manuais, os funcionários podem se concentrar em atividades de maior valor agregado, como pensamento criativo, gerenciamento de vendas etc.
Melhorias na experiência do cliente:
Obter um extenso entendimento das demandas do cliente é o desejo de toda empresa. Um cliente que se sente compreendido e satisfeito é um cliente feliz. E um cliente feliz é fiel. Graças aos padrões de análise que a IA extrai dos dados dos clientes, as empresas podem entender melhor seus consumidores. Assim, podem personalizar absolutamente a comunicação, propor ofertas mais individualizadas e gerar um vínculo efetivo entre marca e cliente.
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Aplicações de IA no CRM
A integração da IA no CRM é extremamente benéfica e oportuna para as empresas em qualquer fase de sua vida. Além disso, é possível vincular e otimizar muitas áreas interna e externamente. Algumas de suas principais aplicações são:
Análise de sentimentos
As ferramentas de IA podem analisar as conversas dos clientes e avaliar suas emoções. Sim, é possível. Por meio da análise de sentimentos, você pode avaliar o estado emocional das pessoas (positivo, negativo ou neutro) em tempo real e saber quão eficazes são as comunicações, quais são as melhores formas de responder, etc. Isso pode resultar em um aumento nas vendas próximo a 10%.
Produção de conteúdo acelerada
Por meio do processamento de milhões de dados em e-mails, comentários, interações, relatórios e outros, a IA pode retornar assuntos assertivos para preparar comunicações e conteúdos eficazes.
Sistemas de Recomendação
Ao obter uma compreensão profunda das necessidades do cliente usando a IA, se pode recomendar produtos específicos com base em suas demandas. Isso otimiza a personalização da experiência do cliente.
Previsão de vendas
Vendas é a área central dos CRMs e a previsão de vendas é uma das funções mais populares. Por meio das informações obtidas do processamento de dados por ferramentas de IA, são feitas previsões mais certeiras. As empresas podem, então, agir de acordo e otimizar suas estratégias de vendas.
Pontuação Preditiva de Leads
A IA ajuda a entender a prontidão de um cliente para comprar. Isso permite que você concentre seus esforços nesses clientes em potencial; assim, compare negócios ganhos versus perdidos e descubra tendências.
Redução de rotatividade de clientes
É mais fácil e mais barato manter um cliente do que conseguir um novo. As ferramentas de IA podem identificar padrões e tendências no que causa a perda de clientes. A empresa pode, portanto, agir de forma preditiva e reduzir a taxa de churn.
Assistentes virtuais
Com a ZIA, da Zoho, você encontra tudo o que poderia querer em um assistente. A IA ajuda a gerenciar calendários, agendar reuniões, fazer chamadas telefônicas, fazer anotações, acompanhar e automatizar todas as tarefas manuais de rotina.
Integridade de dados
Um CRM com inteligência artificial mantém os dados o mais otimizados possível para não causar previsões imprecisas. Ele permite a detecção de possíveis problemas e notifica os usuários sobre correções de bugs. Ele também remove dados duplicados, procura dados incompletos em outros sistemas e sugere ações para atualizar dados potencialmente obsoletos que podem atingir anualmente até 70% do total. De acordo com a pesquisa da Dun & Bradstreet, 91% dos dados em sistemas de CRM estão incompletos e 18% estão duplicados. As consequências deles são devastadoras. Diz-se que 8 em cada 10 empresas acreditam que dados ruins atrapalham seus canais de vendas e 25% sofrem danos à sua reputação.
Captura de dados
A IA simplifica o processo de captura de dados do cliente de vários pontos de contato direto e outras origens.
Por exemplo, as redes sociais, SMS, imagens e outras fontes com captura de documentos, tecnologias de reconhecimento de imagem e voz e demais ferramentas. A IA também automatiza esse processo de entrada de dados, reduzindo o trabalho manual dos funcionários.
AI e CRM são, sem dúvida, a combinação mais poderosa do setor hoje. E a Zoho, visando trazer as melhores tecnologias e soluções para a sua empresa, possui ferramentas baseadas em IA, para proporcionar o máximo de inteligência de negócios para você!
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