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O papel da inteligência de negócios em um CRM

No mundo dos negócios, se discute o uso de ferramentas de Inteligência de Negócios (Business Intelligence ou BI) e CRMs e, mais ainda, qual deles uma empresa deve escolher. Embora essas soluções tenham processamento de dados em seu núcleo e possam ter funções semelhantes; a verdade é que seus objetivos e potenciais diferem muito. Confira quais são!

Os sistemas de CRM são responsáveis ​​por otimizar o relacionamento com os clientes que estão em busca de experiências positivas com a marca. Por outro lado, a inteligência de negócios baseia-se no processamento de grandes volumes de dados para fornecer argumentos concisos para tomadas de decisão. Sendo assim, as duas soluções são poderosas para qualquer empresa, portanto, em vez de optar por uma em detrimento da outra, seria mais inteligente aproveitar a inteligência de negócios dentro do seu CRM.

Inteligência de negócios

A inteligência de negócios nasceu para organizar os enormes volumes de dados que resultaram da evolução da tecnologia e das redes sociais. Tudo, desde aplicativos em nuvem e ferramentas de marketing por e-mail até sistemas de cadeia de suprimentos, contém grandes quantidades de dados comerciais. Além disso, apenas softwares especializados para processamento de Big Data podem transformar essas quantidades colossais de informações em relatórios vitais para a tomada de decisões de negócios.

O BI fornece relatórios, indicadores-chave de desempenho (KPIs), painéis gráficos e muito mais. Ele também destaca os pontos fortes e fracos de uma empresa, novas tendências de mercado e oportunidades de negócios. A inteligência de negócios, no entanto, não é apenas um único software; em vez disso, é um conjunto de processos que extraem informações valiosas de fontes de dados diferentes. Portanto, não se concentra em uma área específica de uma empresa, mas sim na empresa como um todo, proporcionando maior funcionalidade e usos.

O papel da inteligência de negócios em um CRM

As informações fornecidas pela inteligência de negócios são inúteis se não forem compreendidas e adaptadas em estratégias baseadas em seus resultados. Por isso, com sua integração a um CRM, você poderá aproveitar os dados obtidos para otimizar o relacionamento com seus clientes e tomar decisões de negócios mais assertivas.

 

Principais vantagens de incluir Inteligência de Negócios em seu CRM são:

 

Avaliação e precificação:

Com a ajuda do big data resultante das interações com os clientes, as empresas podem precificar produtos e serviços com mais precisão. O BI colabora para a gestão de preços dinâmicos visando aumentar a receita, com apoio na revisão de estoques e dados de fornecedores em tempo real. Em conjunto ao CRM, forneceria melhores previsões financeiras e tendências de comportamento do cliente.

 

Tomada de decisão:

Ao processar um volume maior de dados, o BI pode distinguir várias tendências de marketing, como análise de comportamento de compras, horários preferidos, tendências favoritas e influências do setor. Com isso, um CRM pode interagir melhor com seus clientes e influenciar suas opiniões a favor da marca.

Leia também:

 

Melhor segmentação e engajamento do cliente:

Com os resultados obtidos com o processamento de Big Data do BI, um CRM pode reconhecer o comportamento do cliente. Isso permite uma melhor diferenciação, segmentação e identificação daqueles nichos de mercado ainda inexplorados. Da mesma forma, também é possível interagir com os clientes por meio de e-mails, chamadas, reuniões de vendas e, portanto, fornecer conteúdo de valor suficiente.

Essa proatividade na comunicação pode ser centralizada no CRM e apoiada pelo Bi. Por fim, tudo isso tem um impacto positivo na experiência do cliente com a marca.

 

Otimização do atendimento ao cliente:

Com o enorme volume de dados processados ​​pelo BI, as estratégias de marketing omnichannel podem ser implementadas com mensagens personalizadas e programas de divulgação, de acordo com o modus operandi da sua empresa. Isso aumenta a interação com os clientes, melhora sua experiência e aumenta as vendas e retenção de público.

Programas de fidelidade:

Um CRM pode aproveitar as informações oferecidas pelo BI para reconhecer quais são os clientes mais rentáveis ​​para a empresa. Com essas informações, você pode trabalhar na construção do seu relacionamento com eles e fornecer benefícios de fidelidade. Sendo assim, a abordagem tem um efeito favorável na satisfação do cliente que melhora as taxas de retenção e aumenta a possibilidade de ser recomendado para outras pessoas.

 

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