Blog

O que é um CRM? 12 informações essenciais para o seu negócio.

Estamos imersos numa onda de transformação e novas tecnologias, onde o cliente desempenha um papel essencial para as organizações. Sendo assim, é primordial para essas empresas adquirirem conhecimento sobre a evolução e as experiências deles.

Dessa forma, considerando que a cada dia é gerenciado um volume maior de informações e que trabalhar com os clientes é uma tarefa desafiadora, o Customer Relationship Management (CRM) se apresenta como prioridade para os negócios. Você sabe tudo que ele pode oferecer?

Se não souber, não tem problema! Afinal, 43% dos usuários de CRM utilizam menos da metade das funções disponíveis em seu sistema. Isso acontece porque existem alguns mal-entendidos sobre o que é um CRM e suas características. Portanto, não desanime, responderemos a essas perguntas aqui.

Um CRM refere-se ao conjunto de práticas, estratégias de negócios e tecnologias focadas no relacionamento personalizado com o cliente e na otimização de seus processos de negócios. É o processo usado pelas empresas para gerenciar e analisar as interações com os clientes, antecipar necessidades e desejos, otimizar a lucratividade, aumentar as vendas e atrair, reter e desenvolver clientes.

As plataformas de CRM estão na lista das melhores ferramentas tecnológicas para o crescimento da sua empresa. Por quê? Por causa da maneira como eles usam as informações do cliente para gerenciar contas, leads e oportunidades de vendas em um só lugar. Independentemente de onde você esteja e da atividade que realiza, você poderá trabalhar com informações atualizadas de seus clientes e das interações deles com o seu negócio.

Características vitais para a seleção do CRM que você precisa.

 

1- Gestão de leads.

Ele o ajudará a gerenciar leads e registrar todas as ações que os consultores de vendas realizam ao longo do ciclo de vendas. Isso melhorará a eficiência e a produtividade de sua equipe, ajudando-os a se concentrar em clientes em potencial que têm um interesse crescente em seus produtos ou serviços.

 

2- Gestão de contas e contatos.

Para fazer com que seus clientes se sintam importantes e cuidados, considere essa funcionalidade em seu CRM. Com ela, você tem uma visão completa de cada cliente, interage com eles nos acordos em que estão envolvidos, coleta informações sobre seu comportamento e compartilha elas entre os setores, que reforçarão suas estratégias. Além disso, tem à sua disposição calendários de acompanhamento e lembretes para que não perca nenhum detalhe e possa manter um excelente relacionamento com os seus clientes para vender mais produtos/serviços no futuro.

 

3- Gestão de oportunidades.

Isso permite que você mova suas oportunidades por meio de um processo de vendas padronizado, forneça orientação aos seus representantes e acompanhe com precisão o que você está vendendo e por quanto. Além disso, você também pode criar cotações atualizadas rapidamente e transformar suas oportunidades em vendas fechadas.

 

4- Gestão de atividades e informações delas.

Você precisa estar constantemente ciente das atividades que deve fazer para não esquecê-las? Essa funcionalidade fornecerá uma visão geral e rápida do que precisa ser feito. Ou seja, com o gerenciamento de atividades, você pode definir prazos e lembretes. Na próxima vez que você entrar em contato com um cliente ou enviar um e-mail, você se lembrará de tudo o que deve entregar a ele ou informá-lo usando esse recurso.

 

5- Previsão de vendas.

Se você precisa saber qual será o andamento de suas vendas e negócios, aqui está a solução! As previsões de vendas permitirão que você crie um benchmark para determinar se seus resultados estão alinhados com seus esforços. Você pode usar essas informações para descobrir como direcionar suas decisões no futuro.

 

6- Relatórios e dashboards.

Você deve garantir que seu CRM forneça estatísticas atraentes em uma única visualização, ofereça atualizações de dados em tempo real e facilite a análise e o monitoramento dos principais indicadores de desempenho (KPIs). Isso pode ser feito através do uso de painéis. Além disso, você pode usar as informações coletadas nos relatórios para tomada de decisão.

 

Leia também:

7- Análise das informações.

Lembre-se que os dados só são valiosos se você tiver a capacidade de transformá-los em informações que irão gerar conhecimento. Assim, se requer uma ferramenta que, além de poder coletar e armazenar grandes quantidades de informações, permita extraí-las e analisá-las para apresentar conclusões claras e compreensíveis que possam ser usadas para tomar decisões.

 

8- Capacidades de personalização.

Um fator chave na seleção de um CRM é poder personalizá-lo de acordo com as necessidades específicas do seu negócio e dos seus clientes. Afinal, você precisará dele para sincronizar com seus sistemas, dar a você controle total sobre os dados que estão sendo extraídos e permitir que você atualize e reavalie seus processos à medida que avançam.

 

9- Integração.

Um CRM compatível com o software que você utiliza é valioso ao levar em consideração integrações como terceiros, redes sociais, e-mail e outros, conforme suas necessidades. Caso decida pela integração de e-mail, certifique-se de que ela facilite, em um único local, o rastreamento de quem, quando e quais informações foram enviadas. Além disso, essas redes sociais ajudarão você a criar uma presença na internet, fornecer feedback e mantê-lo na mente dos clientes.

 

10- Disponibilidade móvel.

Escolher um CRM compatível com dispositivos móveis garantirá o acesso às informações de que você precisa em todos os momentos. Você pode resolver os problemas que surgem, de onde estiver.

11- Atendimento aos clientes.

Essa sistema fornecerá uma ferramenta que lhe dará uma visão de 360 ​​graus do seu cliente. Ele registra todos os incidentes e seu contexto, oferecendo serviços de suporte instantâneos, eficientes e personalizados que serão necessários para melhorar a experiência de seus clientes e seu relacionamento com eles.

 

12- Comunidade de clientes.

Além disso, que tal ampliar seus dados e conectar-se com seus clientes como nunca antes? Assim, você estará fornecendo um portal online que os conecta com seus dados internos em tempo real, aumentando as interações e o engajamento com sua marca. Gere transparência e confiança com seus clientes, garantindo privacidade, segurança e acesso rápido aos dados que eles precisam.

 

Isso foi apenas uma revisão das funcionalidades básicas que um CRM deve ter, mas não significa que estes sejam os únicos disponíveis.

Para fazer uma seleção adequada, comece examinando suas necessidades de negócios e fazendo uma lista dos recursos necessários. Isso ajudará você a encontrar o melhor software para suas necessidades. Tenha em mente que os clientes são a razão do negócio; portanto, você deve entender suas necessidades. Pesquisar e encontrar um CRM que responda aos seus interesses e aos deles será a chave para alcançar o sucesso do seu negócio.

O nosso Zoho CRM abrange todas elas e muito mais, especialmente, devido à todas as integrações possíveis com a Zoho Suite, unificando toda a sua operação!

Fonte: aqui.

Para consultoria especializada Zoho, consulte um Zoho Expert da ItGoal, ligue ou envie WhatsApp para +55 (11) 93937 1547 

DSBO que é um CRM? 12 informações essenciais para o seu negócio.

Posts Relacionados

ChatGPT lista Zoho

Do caos à clareza: ChatGPT lista melhores ferramentas para gestão de escritório

Você está tendo problemas para acompanhar as demandas aceleradas das operações comerciais modernas? Ou, ainda, está sobrecarregado com uma enxurrada de papelada, lutando para gerenciar recursos, acompanhar o desempenho e colaborar de forma eficaz? Se a resposta for sim, você não está sozinho. À medida que as empresas continuam a se expandir e evoluir, lidar

Outbound marketing | ItGoal

Análise de Outbound marketing: impulsionando o impacto e o ROI

Para demanda e geração de leads, os líderes empresariais ainda preferem a aquisição paga porque esses canais têm um impacto imediato no público. Assim, ao contrário do inbound marketing, que leva mais tempo para obter resultados, muitas empresas preferem o outbound marketing como estratégia para atingir seu público mais rapidamente. Neste blog, elucidamos os detalhes

Zoho Cliq x Zoho One | ItGoal

Você está a um Cliq da solução perfeita – Zoho One

Independentemente do tamanho da sua empresa, executar o desenvolvimento de produtos e implantar iniciativas de transformação digital requer ferramentas de colaboração. Afinal, as ferramentas de colaboração ajudam a conectar as pessoas umas com as outras e os dados necessários para executar as operações.