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Inteligência Artificial no CRM: uma combinação poderosa

Os CRMs são, sem dúvida, uma das ferramentas de negócios mais importantes do mundo contemporâneo. Todavia, embora um CRM seja uma tecnologia poderosa por si só, sua evolução atual é profundamente marcada e impulsionada pela Inteligência Artificial (IA).

Vamos pensar sobre:

O volume de dados gerados diariamente aumentou exponencialmente. A cada 24 horas, são produzidos impressionantes 2,5 bilhões de gigabytes de dados. Isso é, no entanto, pequeno em comparação com os 463 exabytes que serão criados a cada dia até 2025, de acordo com o Fórum Econômico Mundial. Dessa enorme quantidade, 90% são dados não estruturados. Portanto, o papel da IA ​​se torna essencial para analisar essa grande quantidade de dados.

 

Sobre dados

O crescimento deles também indica um aumento no número de transações, interações e pontos de contato, além disso, também sugere um aumento no número de leads. Portanto, é necessária uma plataforma de CRM que possa coletar, armazenar, gerenciar e centralizar melhor as interações em histórico; e, por sua vez, que também possa extrair, analisar e interpretar dados em tempo real. Isso significa obter informações tanto de dados estruturados quanto de dados não estruturados, onde eles são a maioria.

Esta é precisamente a função da IA. A mineração de dados e a IA são uma combinação perfeita, e cerca de 44% dos executivos acreditam que o maior benefício da IA ​​é a comunicação automatizada que ela fornece e auxilia na tomada de decisões.

Depois que os dados não estruturados são convertidos em dados estruturados, o aprendizado de máquina pode encontrar padrões de comportamento do cliente e fornecer insights críticos para os negócios. Obviamente, quanto mais dados forem analisados, mais insights e compreensão profunda serão extraídos dos consumidores. Portanto, à medida que um CRM se torna cada vez mais inteligente, ele fornece informações mais valiosas e assertivas que as empresas podem usar para tomar melhores decisões e otimizar os processos de vendas.

Até o momento, existem vários CRMs que investiram em IA para oferecer um serviço muito mais poderoso e a Zoho é uma delas. Porém, ainda há muitas objeções ou descrença em relação à Inteligência Artificial. Muitos pensam que as ferramentas baseadas em IA são muito caras, pouco úteis ou focadas apenas na automação de processos. Pelo contrário, é muito mais. Por isso, confira as diversas vantagens que a IA traz para um CRM.

 

Principais benefícios da IA ​​para um CRM

 

Aumento das vendas:

O volume de dados processados ​​pela IA é muito maior. Logo, dados são transformados em conhecimento e, como se diz, conhecimento é poder. Basicamente, com informações mais precisas, como tendências comportamentais e de compras, podem ser tomadas melhores decisões que resultam na otimização do processo de vendas, campanhas de marketing e comunicação com o cliente.

 

Segmentações mais específicas com a IA:

Os CRMs com inteligência artificial permitem a criação de segmentos de público muito específicos, levando em consideração dados geográficos e demográficos. Além de levar em consideração dados psicográficos, comportamentais, análise de sentimentos e outros.

 

Otimização de tempo:

A IA elimina muitas tarefas que antes eram feitas manualmente (inserção de dados do cliente, limpeza de dados etc.). Isso não apenas reduz o erro humano, mas também economiza tempo e permite que os funcionários se concentrem em outras tarefas.

 

Maior produtividade dos funcionários:

Como a IA é capaz de assumir processos manuais, os funcionários podem se concentrar em atividades de maior valor agregado, como pensamento criativo, gerenciamento de vendas etc.

 

Melhorias na experiência do cliente:

Obter um extenso entendimento das demandas do cliente é o desejo de toda empresa. Um cliente que se sente compreendido e satisfeito é um cliente feliz. E um cliente feliz é fiel. Graças aos padrões de análise que a IA extrai dos dados dos clientes, as empresas podem entender melhor seus consumidores. Assim, podem personalizar absolutamente a comunicação, propor ofertas mais individualizadas e gerar um vínculo efetivo entre marca e cliente.

 

Leia também:

Aplicações de IA no CRM

A integração da IA ​​no CRM é extremamente benéfica e oportuna para as empresas em qualquer fase de sua vida. Além disso, é possível vincular e otimizar muitas áreas interna e externamente. Algumas de suas principais aplicações são:

 

Análise de sentimentos

As ferramentas de IA podem analisar as conversas dos clientes e avaliar suas emoções. Sim, é possível. Por meio da análise de sentimentos, você pode avaliar o estado emocional das pessoas (positivo, negativo ou neutro) em tempo real e saber quão eficazes são as comunicações, quais são as melhores formas de responder, etc. Isso pode resultar em um aumento nas vendas próximo a 10%.

 

Produção de conteúdo acelerada

Por meio do processamento de milhões de dados em e-mails, comentários, interações, relatórios e outros, a IA pode retornar assuntos assertivos para preparar comunicações e conteúdos eficazes.

 

Sistemas de Recomendação

Ao obter uma compreensão profunda das necessidades do cliente usando a IA, se pode recomendar produtos específicos com base em suas demandas. Isso otimiza a personalização da experiência do cliente.

 

Previsão de vendas

Vendas é a área central dos CRMs e a previsão de vendas é uma das funções mais populares. Por meio das informações obtidas do processamento de dados por ferramentas de IA, são feitas previsões mais certeiras. As empresas podem, então, agir de acordo e otimizar suas estratégias de vendas.

 

Pontuação Preditiva de Leads

A IA ajuda a entender a prontidão de um cliente para comprar. Isso permite que você concentre seus esforços nesses clientes em potencial; assim, compare negócios ganhos versus perdidos e descubra tendências.

Redução de rotatividade de clientes

É mais fácil e mais barato manter um cliente do que conseguir um novo. As ferramentas de IA podem identificar padrões e tendências no que causa a perda de clientes. A empresa pode, portanto, agir de forma preditiva e reduzir a taxa de churn.

 

Assistentes virtuais

Com a ZIA, da Zoho, você encontra tudo o que poderia querer em um assistente. A IA ajuda a gerenciar calendários, agendar reuniões, fazer chamadas telefônicas, fazer anotações, acompanhar e automatizar todas as tarefas manuais de rotina.

 

Integridade de dados

Um CRM com inteligência artificial mantém os dados o mais otimizados possível para não causar previsões imprecisas. Ele permite a detecção de possíveis problemas e notifica os usuários sobre correções de bugs. Ele também remove dados duplicados, procura dados incompletos em outros sistemas e sugere ações para atualizar dados potencialmente obsoletos que podem atingir anualmente até 70% do total. De acordo com a pesquisa da Dun & Bradstreet, 91% dos dados em sistemas de CRM estão incompletos e 18% estão duplicados. As consequências deles são devastadoras. Diz-se que 8 em cada 10 empresas acreditam que dados ruins atrapalham seus canais de vendas e 25% sofrem danos à sua reputação.

 

Captura de dados

A IA simplifica o processo de captura de dados do cliente de vários pontos de contato direto e outras origens.

Por exemplo, as redes sociais, SMS, imagens e outras fontes com captura de documentos, tecnologias de reconhecimento de imagem e voz e demais ferramentas. A IA também automatiza esse processo de entrada de dados, reduzindo o trabalho manual dos funcionários.

 

AI e CRM são, sem dúvida, a combinação mais poderosa do setor hoje. E a Zoho, visando trazer as melhores tecnologias e soluções para a sua empresa, possui ferramentas baseadas em IA, para proporcionar o máximo de inteligência de negócios para você!

Para consultoria especializada Zoho, consulte um Zoho Expert da ItGoal, ligue ou envie WhatsApp para +55 (11) 93937 1547 

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