Em qualquer negócio é necessário que as marcas interajam de forma eficiente com seus clientes.
Para isso, as empresas estão usando cada vez mais os chatbots. Afinal, eles reduzem o tempo de espera, melhoram o atendimento ao cliente e estão disponíveis 24 horas por dia.
Hoje vamos falar sobre os diferentes métodos que existem para criar um chatbot e o que se deve levar em conta para isso.
Como os chatbots ajudam em uma empresa?
O principal objetivo de um chatbot é comunicar e resolver dúvidas ou consultas do usuário, mas ele evoluiu para ter mais funções.
Portanto, hoje você também pode:
- Reduzir a intervenção manual;
- Melhorar a visibilidade da marca;
- Melhorar a experiência do cliente com sua marca;
- Ajudar a converter mais clientes em potencial em clientes valiosos.
Veja o exemplo a seguir.
A Zylker, uma empresa de comércio eletrônico, criou uma mensagem de boas-vindas para os visitantes de seu site usando um formulário de lead de chatbot. Assim, quando um cliente em potencial insere seu endereço de e-mail, a empresa pode contatá-lo e atendê-lo rapidamente.
Além disso, eles criaram fluxos para motivar seus clientes existentes a revisar seus produtos.
Um chatbot pode fazer tudo isso em sua empresa. Logo, se você quiser começar a criar um, continue lendo.
Identifique o propósito
Há alguns anos, construir um chatbot poderia levar meses. Mas agora, com os avanços da PNL, um ramo da inteligência artificial, criar chatbots ficou mais fácil e eficiente. No entanto, isso não significa que você deve fazer um sem planejamento.
Sendo assim, a primeira coisa que você precisa fazer é identificar seu alvo.
Deseja criar um chatbot para reduzir a resolução, melhorar a satisfação do cliente ou fornecer atendimento proativo ao cliente de classe mundial?
Depois de encontrar as respostas para essas perguntas, você pode dar o próximo passo.
É melhor ter chatbots de IA conversacional ou baseados em regras?
Você já ficou frustrado quando um chatbot de um site fica repetindo a mesma pergunta ou dando uma resposta diferente da que você perguntou?
Esse é um chatbot com script tradicional.
O problema com este tipo de chatbots é que eles devem ser treinados manualmente com todas as perguntas possíveis. E isso pode fazer com que ele não dê a resposta desejada quando o cliente perguntar o contrário.
Ou seja, você precisa encontrar todas as maneiras pelas quais seus clientes podem fazer uma pergunta para fornecer as respostas que procuram.
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E é por isso que os chatbots conversacionais têm uma vantagem. Eles podem entender o contexto do que o cliente está tentando dizer e se relacionar com frases e palavras semelhantes.
Vamos voltar ao exemplo Zylker.
Eles começaram com um chatbot tradicional, mas acabaram usando um de inteligência artificial conversacional.
E o que os convenceu foi o seguinte:
Para a pergunta “Como pago minha conta?” Zylker teve que desenvolver mais de 500 variações.
Foi quando eles decidiram migrar para chatbots conversacionais de Inteligência Artificial (IA). Desta forma, eles conseguiram captar o que seus clientes estavam tentando dizer e resolver suas dúvidas.
Outro aspecto dos chatbots de conversação são os bots de resposta. Em vez de navegar pelos artigos e páginas de perguntas frequentes, os usuários podem obter uma resposta em segundos.
Dessa forma, seu atendimento ao cliente melhora e o tempo para resolver problemas diminui.
Como fazer chatbots para uma página da web?
Existem três maneiras de construir um chatbot:
- Programe-o do zero;
- Configure-o usando código baixo;
- Configure-o sem ter que programar.
Construir um do zero pode torná-lo mais personalizado.
Porém, as plataformas de código profissionais para criá-los têm desvantagens. Eles usam termos de software confusos e têm milhares de linhas de código.
O uso dessas plataformas pode dificultar a criação, levará muito tempo e você precisará de desenvolvedores experientes.
Por outro lado, as plataformas low-code e no-code permitem que as empresas configurem chatbots mais rapidamente.
Essas plataformas estão em alta. Afinal, elas reduzem o tempo de desenvolvimento em até 10 vezes e exigem menos investimento das empresas.
Assim, vejamos novamente o exemplo de Zylker.
Eles usam uma interface de arrastar e soltar para criar um chatbot de IA conversacional simples e eficaz.
Eles também podem fazer recomendações personalizadas, processar solicitações e selecionar respostas de sua biblioteca de recursos para as consultas de seus usuários.
E agora é a sua vez.
Crie um chatbot de IA conversacional com o Zobot
Com a plataforma de chatbot da SalesIQ, Zobot, você pode criar um chatbot profissional do zero ou sem código. Basta aproveitar nossa interface de arrastar e soltar.
O Zoho SalesIQ também oferece um Answer Bot que entende as dúvidas dos clientes e fornece respostas rápidas de sua biblioteca de recursos.
Crie facilmente um chatbot conversacional de IA para sua empresa e conquiste ainda mais clientes!
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Fonte: Zoho.