Blog

Chatbots com IA: tenha um contato inteligente com o cliente

Em qualquer negócio é necessário que as marcas interajam de forma eficiente com seus clientes.

Para isso, as empresas estão usando cada vez mais os chatbots. Afinal, eles reduzem o tempo de espera, melhoram o atendimento ao cliente e estão disponíveis 24 horas por dia.

Hoje vamos falar sobre os diferentes métodos que existem para criar um chatbot e o que se deve levar em conta para isso.

Como os chatbots ajudam em uma empresa?

O principal objetivo de um chatbot é comunicar e resolver dúvidas ou consultas do usuário, mas ele evoluiu para ter mais funções.

Portanto, hoje você também pode:

  • Reduzir a intervenção manual;
  • Melhorar a visibilidade da marca;
  • Melhorar a experiência do cliente com sua marca;
  • Ajudar a converter mais clientes em potencial em clientes valiosos.

Veja o exemplo a seguir.

A Zylker, uma empresa de comércio eletrônico, criou uma mensagem de boas-vindas para os visitantes de seu site usando um formulário de lead de chatbot. Assim, quando um cliente em potencial insere seu endereço de e-mail, a empresa pode contatá-lo e atendê-lo rapidamente.

Além disso, eles criaram fluxos para motivar seus clientes existentes a revisar seus produtos.

Um chatbot pode fazer tudo isso em sua empresa. Logo, se você quiser começar a criar um, continue lendo.

 

Identifique o propósito

Há alguns anos, construir um chatbot poderia levar meses. Mas agora, com os avanços da PNL, um ramo da inteligência artificial, criar chatbots ficou mais fácil e eficiente. No entanto, isso não significa que você deve fazer um sem planejamento.

Sendo assim, a primeira coisa que você precisa fazer é identificar seu alvo.

Deseja criar um chatbot para reduzir a resolução, melhorar a satisfação do cliente ou fornecer atendimento proativo ao cliente de classe mundial?

Depois de encontrar as respostas para essas perguntas, você pode dar o próximo passo.

 

É melhor ter chatbots de IA conversacional ou baseados em regras?

Você já ficou frustrado quando um chatbot de um site fica repetindo a mesma pergunta ou dando uma resposta diferente da que você perguntou?

Esse é um chatbot com script tradicional.

O problema com este tipo de chatbots é que eles devem ser treinados manualmente com todas as perguntas possíveis. E isso pode fazer com que ele não dê a resposta desejada quando o cliente perguntar o contrário.

Ou seja, você precisa encontrar todas as maneiras pelas quais seus clientes podem fazer uma pergunta para fornecer as respostas que procuram.

 

Leia também:

E é por isso que os chatbots conversacionais têm uma vantagem. Eles podem entender o contexto do que o cliente está tentando dizer e se relacionar com frases e palavras semelhantes.

Vamos voltar ao exemplo Zylker.

Eles começaram com um chatbot tradicional, mas acabaram usando um de inteligência artificial conversacional.

E o que os convenceu foi o seguinte:

Para a pergunta “Como pago minha conta?” Zylker teve que desenvolver mais de 500 variações.

Foi quando eles decidiram migrar para chatbots conversacionais de Inteligência Artificial (IA). Desta forma, eles conseguiram captar o que seus clientes estavam tentando dizer e resolver suas dúvidas.

Outro aspecto dos chatbots de conversação são os bots de resposta. Em vez de navegar pelos artigos e páginas de perguntas frequentes, os usuários podem obter uma resposta em segundos.

Dessa forma, seu atendimento ao cliente melhora e o tempo para resolver problemas diminui.

 

Como fazer chatbots para uma página da web?

Existem três maneiras de construir um chatbot:

  • Programe-o do zero;
  • Configure-o usando código baixo;
  • Configure-o sem ter que programar.

Construir um do zero pode torná-lo mais personalizado.

Porém, as plataformas de código profissionais para criá-los têm desvantagens. Eles usam termos de software confusos e têm milhares de linhas de código.

O uso dessas plataformas pode dificultar a criação, levará muito tempo e você precisará de desenvolvedores experientes.

Por outro lado, as plataformas low-code e no-code permitem que as empresas configurem chatbots mais rapidamente.

Essas plataformas estão em alta. Afinal, elas reduzem o tempo de desenvolvimento em até 10 vezes e exigem menos investimento das empresas.

Assim, vejamos novamente o exemplo de Zylker.

Eles usam uma interface de arrastar e soltar para criar um chatbot de IA conversacional simples e eficaz.

Eles também podem fazer recomendações personalizadas, processar solicitações e selecionar respostas de sua biblioteca de recursos para as consultas de seus usuários.

E agora é a sua vez.

 

Crie um chatbot de IA conversacional com o Zobot

Com a plataforma de chatbot da SalesIQ, Zobot, você pode criar um chatbot profissional do zero ou sem código. Basta aproveitar nossa interface de arrastar e soltar.

O Zoho SalesIQ também oferece um Answer Bot que entende as dúvidas dos clientes e fornece respostas rápidas de sua biblioteca de recursos.

Crie facilmente um chatbot conversacional de IA para sua empresa e conquiste ainda mais clientes!

Para consultoria especializada Zoho, consulte um Zoho Expert da ItGoal, ligue ou envie WhatsApp para +55 (11) 93937 1547 

Fonte: Zoho.

DSBChatbots com IA: tenha um contato inteligente com o cliente

Posts Relacionados

ItGoal é Zoho Partner Premium

Agora Somos Zoho Partner Premium: o maior estágio da parceria! A ItGoal com orgulho anuncia sua conquista do status de Zoho Partner Premium, um marco que reforça nosso conhecimento em todas as soluções da plataforma, nos posicionando como especialistas em auxiliar empresas a alcançarem o máximo potencial com o Zoho.

ChatGPT lista Zoho

Do caos à clareza: ChatGPT lista melhores ferramentas para gestão de escritório

Você está tendo problemas para acompanhar as demandas aceleradas das operações comerciais modernas? Ou, ainda, está sobrecarregado com uma enxurrada de papelada, lutando para gerenciar recursos, acompanhar o desempenho e colaborar de forma eficaz? Se a resposta for sim, você não está sozinho. À medida que as empresas continuam a se expandir e evoluir, lidar

Parceiro Zoho | ItGoal

Análise de Outbound marketing: impulsionando o impacto e o ROI

Para demanda e geração de leads, os líderes empresariais ainda preferem a aquisição paga porque esses canais têm um impacto imediato no público. Assim, ao contrário do inbound marketing, que leva mais tempo para obter resultados, muitas empresas preferem o outbound marketing como estratégia para atingir seu público mais rapidamente. Neste blog, elucidamos os detalhes